CIDADEDESTAQUESAÚDE

Saúde: Dr. Eliezer Gusmão fala sobre as principais Doenças Inflamatórias Intestinais

Você sabe o que são as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)? Na segunda-feira, 19 de maio, foi lembrado o Dia Mundial de conscientização, prevenção e informação acerca delas, e a Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente destacou entrevista com o médico gastroenterologista Dr. Eliezer Gusmão.

Ele falou sobre as principais DIIs, sintomas, além das possíveis causas e tratamentos. O médico explicou, ainda, sobre algumas formas de prevenção, inclusive exames, principalmente quando o paciente começa a apresentar sintomas.

Outra informação importante que Dr. Eliezer compartilhou é que as DIIs geralmente surgem entre os 15 e 40 anos, entretanto, podem também acometer crianças e pessoas acima de 60 anos.

Vamos entender um pouco mais sobre essas doenças na entrevista abaixo e na íntegra.

Dr. Eliezer, o que são e quais são as principais Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)?

Dr. Eliezer Gusmão: São doenças crônicas que causam inflamação no intestino. As principais são: Doença de Crohn, que pode afetar qualquer parte do trato digestivo; Retocolite Ulcerativa, que afeta apenas o intestino grosso (cólon e reto).

Quais os principais sintomas?

Dor abdominal; diarreia (às vezes com sangue); perda de peso; cansaço; febre; urgência para evacuar e, em alguns casos, prisão de ventre

Elas acometem as pessoas em qual período da vida?

Geralmente surgem entre os 15 e 40 anos, mas podem ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância ou após os 60 anos. A maioria dos diagnósticos acontece em adultos jovens.

“Não há cura definitiva para as DIIs, mas é possível controlar os sintomas e ter qualidade de vida com tratamento adequado”, afirmou Dr. Eliezer

Quais são as principais causas dessas doenças?

A causa exata ainda não é conhecida, mas envolve: genética, sistema imunológico desregulado, fatores ambientais como alimentação, uso de antibióticos, infecções e estresse.

Como podemos preveni-las?

Ainda não existe uma forma comprovada de prevenção, mas manter um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco. Isso inclui alimentação equilibrada e rica em fibras; evitar o cigarro; praticar atividade física; controlar o estresse, evitar uso excessivo de antibióticos sem orientação médica.

A partir de que idade são recomendados exames específicos?

Não há uma idade exata para começar exames preventivos para Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), pois elas podem surgir em qualquer fase da vida, principalmente entre os 15 e 35 anos. Os exames são indicados quando a pessoa apresenta sintomas persistentes, como: diarreia crônica, dor abdominal, sangue nas fezes, emagrecimento sem causa aparente ou cansaço extremo.

Quais os exames mais indicados?

Entre os exames mais comuns, estão: exames de sangue e fezes; colonoscopia com biópsia; endoscopia digestiva alta (em alguns casos), exames de imagem, como tomografia ou ressonância do abdome.

Quais são os tratamentos para estas doenças?

Medicamentos: anti-inflamatórios, imunossupressores, biológicos; nutrição adequada; cirurgias, em casos graves, acompanhamento com equipe multidisciplinar (médico, nutricionista, psicólogo, entre outros).

Existe cura para as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)?

Não há cura definitiva, mas é possível controlar os sintomas e ter qualidade de vida com tratamento adequado.

Ainda há preconceito ou medo para fazer os exames preventivos?

Sim. Muitas pessoas ainda têm vergonha ou medo, principalmente da colonoscopia, por acharem desconfortável ou temerem o resultado. Isso atrasa o diagnóstico. Mas, os exames são seguros e importantes para cuidar da saúde intestinal e evitar problemas mais graves.

Como desmistificar e incentivar os exames preventivos?

Falando com clareza sobre os exames, mostrando que são seguros, rápidos e salvam vidas. Campanhas educativas, conversas com profissionais de Saúde e informação de qualidade ajudam a diminuir o medo e o preconceito, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce.

Entrevista e texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br