CIDADEDESTAQUEPROFISSÕES

Autêntica: Marilane Mathias mostra a realidade vivenciada como Influencer Digital

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

A autenticidade no mundo virtual. A realidade nua, crua (e, por vezes, engraçada) do dia-a-dia nas redes sociais. E tudo isso aliado ao poder da Internet à influência para comercializar um produto ou serviço.

Assim se poderia descrever uma mulher que vem fazendo a diferença quando o assunto é influenciar no digital: Marilane Maximiano Balbizan Mathias, ou simplesmente Mari, de 41 anos, que enxergou na simplicidade cotidiana uma estratégia natural à profissão de influenciadora.

E não dá para negar a sua veia artística: vídeos cômicos, alguns de situações corriqueiras, outros envolvendo não apenas ela, mas o marido, Petherson Mathias e o filho, Nauan Mathias, os maiores incentivadores e ‘cúmplices’. O ‘ser real’ fez e vem fazendo Mari ser cada vez mais conhecida nas atividades virtuais, que começaram como um hobby e se tornaram profissão.

“O que mais me chama atenção nesse mundo virtual é o poder de conectar pessoas através da verdade, do humor e da leveza. Gosto de saber que, de alguma forma, posso transformar o dia de alguém com uma palavra, um sorriso ou um conteúdo feito de coração”, afirmou.

Para saber mais sobre a trajetória profissional, que foi e vai além das atribuições de influencer, o site e jornal online Minha São José entrevistou Mari e traz, abaixo, um pouco de suas vivências e experiências ao longo de mais de cinco anos de trabalho pelas redes sociais.

O ‘ser real’ fez e vem fazendo Mari ser cada vez mais conhecida nas atividades virtuais, que começaram como um hobby e se tornaram profissão

Minha São José: Mary, por que e desde quando você cria conteúdos digitais?

Marilane Maximiano Balbizan Mathias: Iniciei minha trajetória na Internet um pouco antes da pandemia,com o objetivo de compartilhar meu estilo de vida, experiências reais e dicas de cuidados com a casa, receitas e beleza de forma leve e autêntica. Com o tempo, percebi que meu conteúdo conectava pessoas e gerava identificação! Queria mostrar que dá para viver com alegria mesmo nos dias difíceis, e que a beleza está nas pequenas coisas, na verdade e no sorriso de cada dia. Hoje, olho para trás e vejo que tudo começou com um simples desejo: espalhar o bem e ser eu mesma: e foi assim que transformei o que era um hobby em um trabalho com propósito.

O que mais te chama a atenção neste mundo virtual?

Acredito que seja o poder de conectar pessoas através da verdade, do humor e da leveza. Gosto de saber que, de alguma forma, posso transformar o dia de alguém com uma palavra, um sorriso ou um conteúdo feito de coração.

Você tem uma aptidão artística muito presente. Divulga seu dia-a-dia de forma muito divertida e peculiar. Isso é uma estratégia ou aconteceu de forma natural?

Muita gente acha que é estratégia, mas, na verdade é só o meu jeito mesmo! Eu gosto de mostrar meu dia como ele é — com risada, bagunça, verdade e leveza. Acho que quando a gente é natural, tudo flui melhor e as pessoas sentem isso do outro lado.

Quais são os produtos/serviços que mais divulga em suas lives?

Ahhh, nas minhas lives tem de tudo um pouco! Tem cabelo brilhando com os produtos da Ybera, tem promoções que fazem o povo correr pro carrinho, tem dica, tem risada, tem história… e, claro, tem eu ali no meio, vendendo e me divertindo ao mesmo tempo! Porque aqui a gente vende, mas se diverte junto — e sai todo mundo mais bonito e de bom humor!

Mari junto ao filho e ao marido, que também a auxiliam na carreira e são verdadeiros incentivadores e ‘cúmplices’

Mari, e o que é ser uma boa influencer?

Ser uma boa influencer digital é ser real de verdade: mostrar a vida como ela é, sem ilusões, nem frustração. É influenciar de uma forma boa, fazendo as pessoas se sentirem felizes com o que têm, se inspirarem e, claro, se divertirem junto comigo. Vender, ensinar, rir e passar verdade — sempre do jeitinho que só eu sei!

Você se considera apenas uma influencer ou acredita que já está além disso?

Eu me considero uma influencer ‘bemmmm’ pequena ainda, mas meu sonho é crescer e poder ajudar muitas pessoas! Sou só uma influencer pequena tentando fazer a diferença na vida das pessoas. Cada crescimento que eu tiver quero usar para levar alegria, verdade e leveza para mais gente, sempre sendo eu mesma.”

E pretende fazer algum curso específico dentro dessa área ou alguma graduação?

Sim. Pretendo especializar em cursos que me ajudem a ensinar e levar algo de positivo para outras pessoas. Quero aprender mais sobre vendas, atendimento ao cliente e como crescer como vendedora na Ibera, para poder compartilhar essas experiências, dicas e aprendizados com quem me acompanha, ajudando todo mundo a se desenvolver também.

Qual é a sua característica mais marcante como influencer? O que te torna diferente?

Eu acho que o que me destaca como influencer é simples: ser eu mesma! Risada, bagunça, verdade e umas doideiras pelo caminho — e as pessoas acabam se conectando com tudo isso!

Você já sofreu preconceito por ter seguido essa carreira?

Sim, já sofri preconceito por escolher ser influencer. Já ouvi gente me chamar de ‘blogueirinha’ e dizer coisas como ‘vai trabalhar’, como se isso não fosse trabalho de verdade. Algumas pessoas acham que é só vaidade, aparência ou querer se aparecer… mas ser influencer é um trabalho digno e sério, que exige dedicação, esforço e paixão — assim como qualquer outro. E é assim que eu levo, sempre de verdade e com orgulho do que faço.

Produtos de beleza sempre foram os carros-chefes das lives apresentadas por Mari

Há alguma história curiosa/engraçada que tenha vivenciado na carreira e que possa dividir?

Sim, inclusive está gravado no feed, um Stories para mostrar um produto de cabelo e, de repente, começou um barulhinho estranho… Eu tentando entender de onde vinha, olhando a todos os lados… até que percebi: tinha um arapuá grudado no meu cabelo! Foi caos, risada e susto ao mesmo tempo, mas no final a galera adorou! Ser influencer é isso: rir das situações cotidianas e se divertir mostrando a vida real.

Mari, quais são seus sonhos para o futuro na área digital?

Viver financeira somente da Internet, proporcionar uma vida confortável para mim e para os que amo! Quero que meu trabalho seja cada vez mais reconhecido e que eu consiga tocar a vida das pessoas de um jeito leve e verdadeiro!

Para finalizar, o que diria para quem está começando agora como influencer ou quer seguir essa carreira?

Eu diria: seja você mesmo! Não tente copiar ninguém, porque a autenticidade é o que realmente conecta com o público. Mostre seu jeito verdadeiro, compartilhe suas experiências de forma honesta e leve, e nunca se esqueça de colocar Deus em todas as coisas. Crescimento vem com dedicação, consistência, paixão pelo que você faz e fé no caminho que Ele traça para você.

“Eu acho que o que me destaca como influencer é simples: ser eu mesma! Risada, bagunça, verdade e umas doideiras pelo caminho — e as pessoas acabam se conectando com tudo isso!”, afirmou

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br