CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Dia das APAEs: Homenagem à Maria Helena C. Jardim – Diretora Educacional da entidade

Texto: Natália Tiezzi

Não há como falar em APAE e não se lembrar ou mencionar o nome de Maria Helena Carratto Jardim, que se tornou um símbolo não apenas por ser a Diretora Educacional da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais em São José do Rio Pardo, mas da luta por proporcionar acolhimento, educação e orientação aos deficientes e seus familiares.

Neste 11 de dezembro, Dia Nacional das APAEs, o site e jornal online Minha São José homenageia essa grande mulher, que muito contribuiu e contribui à Educação rio-pardense, em especial junto a seus alunos na entidade que ‘comanda’ com generosidade e respeito há 22 anos.

O ‘pulso firme’ diante das dificuldades inerentes à Associação, assim como a qualquer outra entidade, são enfrentadas com paciência, inteligência e muito senso prático por ‘dona’ Maia Helena. Sempre atenta às necessidades e às demandas de seus alunos, ela revolucionou e revoluciona o Ensino e as ações voltados à Educação Especial, principalmente com relação à inclusão das crianças e jovens que frequentam a APAE.

Acreditar no potencial, descobrir talentos, incentivar a criatividade dos excepcionais sempre foram base do trabalho promovido por ela. E isso pode ser visto, sentido e comprovado pelos alunos e também por seus familiares, que também notaram e notam as evoluções de seus filhos, netos, sobrinhos, etc.

A história de dona Maria Helena com a APAE já tem mais de duas décadas, sempre pautada pela gentileza, ética, respeito e amor aos excepcionais, seus familiares e equipe de trabalho na entidade

Mas a história de Maria com a Educação não começou apenas 22 anos atrás. Graduada em Pedagogia, História e Estudos Sociais, foi no ano de 1976 que iniciou sua trajetória como professora primária após êxito em concurso público.

Ao longo dos anos, também atuou como professora universitária, diretora e supervisora do ensino no Departamento Municipal de Educação, inclusive auxiliando a implementar o CAIC, além de realizar trabalhos também junto ao Serviço de Obras Sociais (SOS), Especificamente na Educação Especial, ela foi diretora da Escola Cáritas e desde 2003 dirige a Escola Especial Cristo Redentor (APAE).

A brilhante trajetória de dona Maria Helena, seja na Educação ou no Ensino Especial é exemplo para muitos educadores, que notam na sempre professora características peculiares que a tornaram uma inspiração quando o assunto é educar, acreditar, inspirar e amar seus alunos, principalmente os que têm algum tipo de deficiência, mas que, aos olhos dela, sempre serão vistos e tratados como seres humanos realmente muito especiais.

Parabéns à dona Maria Helena e à APAE de São José do Rio Pardo não só por este dia marcante, mas por todos os outros em que presidente e entidade buscam sempre promover o melhor aos seus alunos!

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br