Patologias do joelho e dor: Rafael Capuano explica o papel da Fisioterapia Injetável na recuperação
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Quem não sentiu é possível que ainda sentirá. E muita gente sofre com problemas em uma das articulações mais complexas e exigidas do corpo humano: o joelho. Você sabia que dores no joelho, com origem em estruturas ósseas, ligamentares, tendíneas ou cartilaginosas, são
uma das principais causas de incapacidade física e afastamento das atividades esportivas e laborais?

Mas, a boa notícia, é que a Fisioterapia Injetável vem se consolidando como uma abordagem promissora, oferecendo alternativas terapêuticas inovadoras para o tratamento de disfunções musculoesqueléticas, especialmente nas patologias do joelho, com foco em analgesia, regeneração tecidual e recuperação funcional.
Para explicar um pouco tudo isso, o site e jornal online Minha São José traz entrevista com o Fisioterapeuta e Educador Físico Rafael Capuano, que observou, ainda, as considerações clínicas e éticas acerca das aplicações relativas à Fisioterapia Injetável às dores no joelho.
“As patologias do joelho estão entre as principais causas de dor e incapacidade funcional. A fisioterapia injetável surge como uma alternativa moderna e eficaz, contribuindo para o alívio da dor, regeneração tecidual e otimização da função articular. Seu uso, aliado à reabilitação ativa, representa um avanço significativo na prática fisioterapêutica”, destacou o Rafael.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra e tire suas dúvidas!
Minha São José: Rafael, por que o joelho é uma articulação tão complexa?
Rafael Capuano: Além de complexa, é muito exigida, e é por isso que o joelho é frequentemente acometido por patologias que comprometem a função, a estabilidade e a qualidade de vida do indivíduo.
O que são e quais são as principais patologias do joelho?
As patologias do joelho representam um desafio clínico e terapêutico significativo devido à sua alta prevalência e impacto funcional. Condições como condromalácia patelar, tendinopatias, lesões meniscais, osteoartrite e síndromes femoropatelares são causas recorrentes de dor e limitação de movimento. A Condromalácia Patelar caracteriza-se pelo amolecimento e desgaste da cartilagem da patela, resultando em dor anterior no joelho, especialmente ao subir escadas, agachar ou permanecer longos períodos sentado. Já a Osteoartrite (Artrose de Joelho) é um processo degenerativo progressivo da cartilagem articular, acompanhado de inflamação crônica e dor persistente. A perda de cartilagem leva à exposição óssea e redução da mobilidade. A Tendinopatia Patelar resulta de microlesões repetitivas no tendão patelar, comum em atletas e indivíduos com sobrecarga funcional. E as Lesões Meniscais são ocasionadas por traumas rotacionais ou degenerativos, causam dor localizada e limitação de movimento.
Nestes casos, por que ocorrem dores?
A dor no joelho tem origem multifatorial, envolvendo mecanismos/processos inflamatórios, degenerativos, mecânicos e neuropáticos. Compreender os mecanismos fisiopatológicos e as estratégias terapêuticas inovadoras é essencial para um tratamento eficaz.
E como a Fisioterapia Injetável pode ajudar o paciente?
A Fisioterapia Injetável tem emergido como uma ferramenta de grande relevância. Estudos recentes apontam que o uso de terapias injetáveis no joelho reduz significativamente os níveis de dor, melhora a funcionalidade e diminui o uso de medicamentos sistêmicos. A combinação entre ela e exercícios terapêuticos apresenta resultados superiores à fisioterapia convencional isolada.
Como é realizado o tratamento?
A Fisioterapia Injetável é uma abordagem avançada, que permite ao fisioterapeuta, dentro de sua formação e legislação vigente, realizar procedimentos minimamente invasivos, utilizando substâncias terapêuticas e regenerativas. Entre os recursos utilizados, destacam-se, fármacos anti-inflamatórios, proloterapia. Essas técnicas têm se mostrado eficazes na modulação da dor e na restauração da função articular e muscular.
Qual é a base deste tratamento?
Ela inclui o ácido hialurônico, sendo que nas articulações ele promove a lubrificação, melhorando a viscosidade do líquido sinovial, facilitando o movimento articular, e o amortecimento, ajudando a absorver choques e reduzir o atrito entre as superfícies articulares. Porém, não podemos esquecer da cinesiologia, que são exercícios específicos para cada articulação, gerando fortalecimento e equilíbrio muscular.
A aplicação deste tipo de tratamento requer formação específica?
Sim. A aplicação da fisioterapia injetável requer formação específica, avaliação criteriosa do paciente, respeito às normas éticas e integração com outros profissionais de saúde. A segurança e a eficácia do tratamento dependem diretamente da qualificação profissional e da individualização do protocolo terapêutico.


