Novembro Azul: Santa Casa promoveu coletas para exames de PSA e palestra junto aos colaboradores
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA. Fotos: NEP
A saúde do homem foi evidenciada nas últimas semanas na Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente com ações, promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente, alusivas à Campanha Novembro Azul, que conscientiza à prevenção do câncer de próstata.
Exames para coleta de PSA (exame de sangue) foram ofertados aos colaboradores com idade superior a 45 anos, sendo um cuidado a mais visando prevenir a doença e outras condições relacionadas.
A realização dos exames foi promovida na sala de reuniões, que recebeu uma decoração especial para recepcionar os colaboradores. Os mesmos foram realizados em parceria entre a Instituição e a Clínica São Lucas, que por meio de seus profissionais realizou a coleta junto aos colaboradores.
Acerca disso, a Santa Casa agradece a importante parceria, a gentileza e a ação da Clínica São Lucas, em nome de Luís Fernando Silva, Antônio Geraldo Felix e Ana Beatriz Vitto.
Além da coleta para o exame do PSA, o NEP também organizou palestra, promovida na manhã de 19/11, com abordagens realizadas pelo médico oncologista e coordenador da Oncologia SAVISA, Dr. Uanderson Resende. O Encontro reuniu colaboradores para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e incentivo para que todos cuidem da saúde, não apenas neste mês de novembro, mas periodicamente, sem medos, receios ou preconceitos, principalmente quando o assunto é o câncer de próstata.
Para a enfermeira coordenadora do NEP, Amanda Breda Ferreira da Silva, as ações foram muito proveitosas, com ampla participação dos colaboradores, inclusive para realização dos exames. “É importante proporcionar esse espaço aos homens aqui na Santa Casa, pois eles ainda têm mais receio de falar sobre doenças, sintomas. A oferta do exame de PSA junto à palestra com o Dr. Uanderson fechou a Campanha Novembro Azul com objetivos alcançados, proporcionando informações e cuidados à saúde masculina junto aos colaboradores”, concluiu a enfermeira.
















