CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Júri Simulado: Alunos do 8º Ano (Colégio Unigrau) realizaram atividade baseada no conto “A Cartomante”

Texto e fotos: Natália Tiezzi/Minha São José

Os alunos do 8º Ano B durante os pronunciamentos das professoras e coordenadoras do Projeto, Giovana e Márcia, respectivamente
A Turma do 5º A após o “Júri”, junto às professoras Márcia e Giovana

Uma atividade que colocou em prática a persuasão, a linguagem escrita e corporal, a expressão e o raciocínio dos alunos das turmas “A” e “B”, do 8º Ano, do Colégio Unigrau: o Júri Simulado.

O Projeto faz parte do conteúdo pedagógico das aulas de Língua Portuguesa e Redação e foi promovido nos períodos da manhã e noite para ambas turmas, com alunos entre 13 e 14 anos.

Coordenados e orientados pelas professoras Márcia Ferreira Gomes e Giovana Nunes de Oliveira, mais de 30 jovens participaram da ação, cujo trabalho foi baseado no conto “A Cartomante”, de Machado de Assis, que trouxe à tona temas delicados como a traição conjugal, a mentira, o machismo e o feminicídio.

O ‘evento jurídico’ foi apresentado ao público, formado por pais, familiares e demais estudantes no salão do Colégio, preparado especialmente para a atividade, que foi composto por todas as peças, sendo Juiz, Jurados, Promotoria, Defesa, Réu, Testemunhas, Oficial de Justiça, Escrivão.

Destaque para o comprometimento dos alunos, que se empenharam ao máximo às participações, e o resultado não poderia ter sido diferente: duas simulações impecáveis, que prenderam a atenção do público e com interpretações que geraram desfechos diferentes.

Na Turma do 8º Ano A, o Réu, acusado de assassinar a esposa e o amante, foi absolvido por quatro votos a três, segundo a votação dos Jurados, que contribuíram ao veredito do Juiz. Já na Turma do 8º Ano B, o Réu foi condenado por unanimidade, pelos sete votos dos Jurados, que culminaram na decisão final do Julgamento.

Mais do que aguçar o senso de justiça, a interpretação, a argumentação perante ao conteúdo trabalhado, o Júri Simulado trouxe reflexões, tanto aos alunos, quanto ao público, sobre assunto relevante: a violência contra a mulher.

Não apenas durante a atividade, mas após a conclusão do Julgamento, professoras e estudantes apresentaram dados chocantes diante do tema, inclusive com dados estatísticos sobre o feminicídio, sendo que no Brasil quatro mulheres são silenciadas todos os dias por essa barbárie.

E, coincidentemente, no Dia Internacional dedicado à eliminação da violência contra a mulher, 25/11, os jovens destacaram as principais que ainda são praticadas contra o público feminino.

“A nossa sociedade é omissa e tolerante quando o assunto é feminicídio. A violência contra a mulher ainda é vista como algo normal e cultural, porém já passou da hora disso mudar. E p primeiro passo é não se deixar silenciar. Neste dia emblemático, estamos aqui para dizer que Você não está sozinha. Não tenha medo ou vergonha. Peça ajuda! Denuncie!”, destacaram e finalizaram os alunos.

O site e jornal online Minha São José parabeniza ao Unigrau, às professores, coordenador Luís Miguel Borges e, em especial, aos alunos das duas Turmas do 8º Ano pelo Júri Simulado, atividade exemplar que vai além de trabalhar os conteúdos gramáticas e convida à reflexão sobre assuntos importantes da nossa sociedade!

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br