Comércio: ACI e Sincopar destacam que vendas de final de ano foram satisfatórias e com margem de lucro um pouco maior
Entrevistas e texto: Natália Tiezzi. Foto: arquivo Minha São José

Findas as festas de final de ano, é hora de fazer aquele balanço sobre as vendas no comércio num 2025 que foi muito desafiador aos comerciantes e empresários, de quase todos os setores, segundo avaliou presidente do Sincopar – Sindicato do Comércio Varejista de São José do Rio Pardo e Região, Izonel Tozini.
Além dele, o site e jornal online Minha São José também ouviu a opinião do presidente da ACI – Associação Comercial e Industrial, Daniel Yong sobre o mês de dezembro, especificamente.
Ambos destacaram que, embora esperassem percentuais de vendas um pouco maiores, já que grande parte dos empresários, de diferentes ramos de atuação, destacaram um aumento de 5,75% nas vendas cm relação ao Natal de 2024, todos ficaram satisfeitos, já que a margem de lucro foi um pouco maior em 2025.
“Realmente foi um ano desafiador aos comerciantes por inúmeros fatores e, conforme muitos empresários que ouvi, numa pesquisa aleatória mesmo justamente para ter uma base de como foram as vendas no final do ano passado, muitos relataram esse percentual tímido de crescimento em algumas áreas, outros afirmaram que tiveram aumentos consideráveis e mais alguns destacaram que não sentiram diferença entre dezembro de 2024 e de 2025, entretanto estes que foram consultados se disseram que as vendas foram satisfatórias, já que ocorreu pequeno aumento na margem de lucro”, explicou Izonel.

Já o presidente da ACI observou que as campanhas promovidas anteriormente ao Natal contribuíram às vendas, assim como a importante parceria entre a Associação, o Sincopar e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
“Alguns dias de chuva atrapalharam um pouco, mas, como um todo, avalio o movimento nas ruas de forma muito positiva. Os consumidores realmente saíram de casa, não apenas os rio-pardenses, mas de outros municípios, que vieram para Rio Pardo conferir a bonita decoração e, claro, a programação especial “Natal Mais Feliz 2025”. Acredito que tudo isso auxiliou no fomento às vendas. Claro que esperávamos um pouco mais do que foi registrado, mas minha análise é que tudo foi muito bom, inclusive na questão de contratação temporária e novos postos de trabalho”, afirmou Daniel.
Izonel também salientou a contribuição inerente da parceria entre as três instituições para o êxito no comércio, principalmente no tocante à interação junto à população.
“TREINANDO E REINVENTANDO O COMÉRCIO
O presidente do Sincopar disse, ainda, que além das campanhas e parcerias, o que também contribuiu ao aumento nas vendas e às boas negociações, atendimento, etc, foram o treinamento de colaboradores antes das comemorações de final de ano, bem como as lojas que se reinventaram para justamente atrair mais clientes.
“Muitos empresários enxergaram e proporcionaram esses treinamentos com maior ênfase e dedicação, o que claramente ajudou nos atendimentos e vendas. Já com relação ao comércio se reinventar, muitos lojistas que tive a oportunidade de conversar destacaram que as lojas que se reinventaram venderam mais do que aquelas que praticamente ‘pararam no tempo’. E é isso que o consumidor quer: dinamismo, conforto, praticidade na hora de fazer suas compras, seja qual for o ramo comercial. E essa tendência de aliar treinamentos específicos com o reinventar do comércio deve continuar agora em 2026”, concluiu Izonel.





