CIDADEDESTAQUESAÚDE

Dra. Maria Eduarda Borotto fala sobre Harmonização Orofacial e casos onde é recomendada

Harmonização Orofacial. É bem provável que você, internauta, já ouviu falar sobre isso, mas sabe o que realmente é? Ao contrário do que muitos pensam, a HOF vai muito além de tornar o rosto mais harmonioso esteticamente: há casos em que ela é recomendada clinicamente, principalmente para tratar de problemas neurológicos até dores de cabeça.

Para falar um pouco sobre o assunto, o site e jornal online Minha São José entrevistou a cirurgiã dentista Dra. Maria Eduarda Junqueira Borotto, Especialista em Harmonização Orofacial, tendo feito curso com os pioneiros na HOF, Dra. Karina Ferrão e Dr. Ferrão, que explicou um pouco desta complexa área, que também está sendo explorada pelos dentistas, porém aqueles com Especializações.

Ela observou que a HOF sempre foi uma grande paixão, cujo desejo de se especializar na área acentuou durante a graduação. Durante a entrevista, ela destacou alguns procedimentos que já realiza em seu consultório aqui em Rio Pardo, entre eles Botox e Preenchimentos, sendo que o primeiro se sobressai entre os mais procurados.

Dra. Maria Eduarda observou, ainda, o que estes e outros procedimentos podem melhorar na qualidade de vida das pessoas, incluindo, é claro, a autoestima e confiança.

“É sempre importante lembrar que se deve procurar um profissional para que o paciente seja orientado corretamente para uma avaliação entre o que se enquadra e o que ele quer em relação à HOF, porém tendo sempre como prioridade o que o paciente precisa!”

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Minha São José: Dra. Maria Eduarda, o que, em síntese, a Harmonização Orofacial na Odontologia?

Dra. Maria Eduarda J. Borotto: A HOF na Odontologia é uma especialidade que tem como objetivo a reabilitação funcional e também estética do sistema estomatognático e estruturas orofaciais.

O que mais chama a sua atenção, como dentista, nesta área?

Gosto muito da parte estética, trazer autoestima para as pessoas, vê-las feliz com o resultado do meu trabalho traz grande satisfação e gratidão. Mas também sou apaixonada pela parte funcional da HOF, onde trabalhamos com pessoas que sofrem de alguma disfunção – e poder trazer qualidade de vida para elas é a melhor sensação!

Esses procedimentos relativos à HOF podem ser feitos por homens e mulheres e partir de qual idade?

Alguns procedimentos possuem sim um limite de idade e podem ser feitos por homens e mulheres. Mas, é sempre importante lembrar que se deve procurar um profissional para que o paciente seja orientado corretamente para uma avaliação entre o que se enquadra e o que ele quer, porém tendo sempre como prioridade o que o paciente precisa!

O que a Harmonização Orofacial pode melhorar na qualidade de vida das pessoas?

Melhora trazendo autoestima e confiança, além da parte funcional, onde temos melhora de dores durante a alimentação, nas dores de cabeça, dores cervicais, dores na ATM, que é a articulação que nos faz abrir e fechar a boca, melhor qualidade de sono.

Em quais casos a HOF é recomendada?

Em casos estéticos, onde o paciente possui alguma assimetria facial, e em casos funcionais, onde possuem problemas neurológicos, tratamento para bruxismo, dores de cabeça, distonias oro-mandibulares, entre outros.

Há alguma contra indicação aos procedimentos da HOF?

Além de grávidas e lactantes não poderem realizar, os demais casos são bem tranquilos e não possuem contra indicação. Entretanto, antes da realização de qualquer procedimento de HOF sempre será realizada uma anamnese (entrevista clínica) detalhada para preservar a saúde do paciente.

Maria Eduarda no curso de especialização, em Ribeirão Preto, com os pioneiros em HOF, Dr, Ferrão e Dra. Karina Ferrão

Serviço

Dra. Maria Eduarda Junqueira Borotto

Rua Silva Jardim, 577, Centro.

Contato: (19) 99271-0962. Instagram: https://www.instagram.com/dra.maria.borotto/

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br