CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Conselho Municipal de Educação estreita laços à promoção de ações junto com a comunidade escolar

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: CME

Com o objetivo de estreitar laços, interagir e destacar qual é seu papel perante à comunidade escolar rio-pardense, o Conselho Municipal de Educação (CME) iniciou visitas às escolas, que fazem parte de um plano de ação, para também ampliar o diálogo e sua importância junto à sociedade civil.

De acordo com a Conselheira Magda Ferreira, o CME atua desde 1996 e desempenha papel fundamental na gestão educacional da cidade. Ele é responsável por deliberar, normatizar, acompanhar, avaliar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à Educação, além de contribuir com a Secretaria Municipal da Educação na execução dessas políticas.

“O Conselho, atualmente presidido por Chislene Cristina Marques Jarreta, é formado por professores, gestores, funcionários, comunidade, membros da rede estadual, privada, Ensino Superior e Conselho Tutelar e é também um espaço de diálogo entre a escola, as famílias e o poder público”, explicou.

Sobre os Encontros, que inclusive já ocorreram na EMEB Profª Ada Parisi, na Creche Profª Maria Helena Dessimoni, na Creche Júlio Possebon, na EMEB Vinício Spessotto, na EMEB São Judas Tadeu, na EMEB Pequeno Samuel e na EMEB José Carlos Gumieri, têm como propósito promover a participação e o envolvimento da comunidade nos diálogos e nas ações desenvolvidas, fortalecendo o compromisso coletivo com a melhoria da educação pública. 

“Inclusive, um dos nossos objetivos é realmente fazer com que as famílias participem das reuniões, pois a implicação da comunidade nesse processo é fundamental, já que possibilita a construção de uma gestão mais participativa, transparente e democrática, onde todos, educadores, famílias, estudantes e gestores compartilhem responsabilidades e decisões em prol de uma educação de qualidade”, destacou.

A Conselheira observou, ainda, que durante as visitas é divulgado à comunidade um panfleto informativo, que apresenta explicações sobre o que são os Conselhos, qual a sua finalidade, quem pode participar e qual a importância da participação ativa da sociedade nesse espaço democrático.

O material também disponibiliza um canal de contato direto, destinado a atender futuras demandas de diálogo, além de contribuir para a resolução de problemáticas e esclarecimento de dúvidas relacionadas à atuação dos Conselhos e às questões da educação pública.

“Além destes Encontros, que vêm sendo muito produtivos do ponto de vista de integração e conhecimento do que é o nosso trabalho, o CME tem o intuito de ser um elo entre a comunidade escolar e os órgãos competentes à Educação, garantindo que as demandas sejam expressadas, ouvidas e, se possível, solucionadas. O Conselho é uma forma, garantida por lei, de suprir as necessidades da Educação rio-pardense”, concluiu Magda.

Em tempo, nas visitas feitas às escolas, além da presidente Chislene, também participaram a Conselheira Magda (representante da Educação Infantil), Priscila Raquel Bombonato Capitelli (Conselho Tutelar), Gabriel Féchio (representante Escola Estadual), Greiceane Paschoal Luzetti (representante Direção Escolar), além de Ana Porfírio (representante Sociedade Civil), Kelly Rodrigues (representante da Educação Infantil), Maria Ângela Módolo (representante Educação Especial) e Maria Carolina Maldonado Andrade (representante Educação Especial).

Na foto, reunião promovida no início deste mês na EMEB Ada Parisi junto à equipe escolar e do CME
Encontro na EMEB José Caros Gumieri no final do mês de outubro junto ao Conselho Escolar
Pais, familiares e professores atentos durante reunião na EMEB Vinício Spessotto
Reunião na EMEB São Judas Tadeu com a presença dos Conselheiros e informações sobre o CME à comunidade escolar

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br