Cooxupé: Programa “Portas Abertas” promove o contato direto dos visitantes com o Cooperativismo
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Cooxupé
O universo do café retratado em uma das maiores cooperativas do Brasil, a Cooxupé, junto a alunos, universitários, instituições e produtores rurais, com o objetivo de promover o aprendizado, a conexão e a troca de experiências, bem como mostrar o trabalho de cooperativismo promovido.
Assim é realizado o Programa “Portas Abertas”, iniciativa da Cooperativa, que recebe centenas de visitantes mensalmente na sede, em Guaxupé, e que também busca incentiva-los à valorização das práticas sustentáveis e inovadoras que fazem parte do setor cafeeiro.
Estudantes da Escola Estadual “Professor Caique Albuquerque”, da cidade de Nova Resende participaram do Programa e, além da matriz, também visitaram o Laboratório de Classificação de Café e Controle de Qualidade e o Laboratório de Análise de Solo.
Em outra visita, o Portas Abertas recebeu produtores do Sindicato Rural de Itabela – BA. O grupo conheceu o trabalho realizado pela cooperativa ao participar de uma apresentação institucional, além de visitas na indústria de Torrefação e no Complexo Industrial Japy, onde todos conheceram os processos de recebimento, armazenamento, processamento e embarque de café, e na SMC Specialty Coffees, onde conheceram mais sobre a atuação da Cooxupé e de seus cooperados no mercado de cafés especiais.
Já os estudantes do SENAC/Guaxupé foram recebidos pelo time de Comunicação, onde exploraram o universo profissional sobre recrutamento e seleção com o departamento de Estratégia, Inovação e Desenvolvimento, além de conhecerem os laboratórios.
Também participaram do Programa os universitários da FACAMP (Faculdade de Campinas), integrantes da Liga de Estudos em Agronegócio. A recepção do grupo foi realizada pela equipe da Cooxupé, que promoveu apresentação institucional. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pelos departamentos de Desenvolvimento Técnico e Geoprocessamento, áreas estratégicas da cooperativa, tais como os Laboratórios, a Torrefação, Complexo Industrial Japy, SMC – Specialty Coffees e o Laboratório de Análise de Solo, vivenciando o funcionamento e a inovação que marcam o dia a dia da Cooxupé.
Os jovens do Ensino Médio da E.E. “Dona Cotinha”, de Conceição Aparecida (MG), também passaram pela experiência do Portas Abertas. Os alunos foram recepcionados pela analista de Organização do Quadro Social, Érika Cristina Vilas Boas, e pelo analista de Relações Corporativas, Edir Antônio de Siqueira, que apresentaram a cooperativa e seu papel na cafeicultura.
A programação incluiu apresentação institucional, tour virtual pelo Complexo Japy e visita ao Laboratório de Classificação e Controle de Qualidade, proporcionando a todos uma imersão no universo do cooperativismo e do café.
O site e jornal online Minha São José parabeniza a Cooxupé pelo Programa de excelência, que realmente abre portas, aproximando alunos e produtores da Cooperativa, além da difusão de conteúdos relevantes, principalmente sobre o exímio trabalho promovido pela Cooperativa!
CONFIRA ALGUMAS VISITAS À COOXUPÉ PELO “PORTAS ABERTAS”








