CIDADECULTURADESTAQUESOCIAIS

Cerca de 50 agremiações participarão do Desfile de Abertura da S.E. sábado, dia 09/08

Texto: Natália Tiezzi

Tradição, cultura, educação, reunião da comunidade, beleza, entretenimento. Para quem imagina que o Desfile de Abertura da Semana Euclidiana reúne somente essas características, engana-se.

O emblemático evento que abre oficialmente a S.E. tem todo um planejamento e, claro, um enredo, que é pensado anualmente e destacado às agremiações, principalmente as educacionais, que participarão do desfile.

Neste ano, por exemplo, a abordagem será a “Influência de Euclides da Cunha sobre as artes brasileiras”, que foi definido junto ao Conselho Euclidiano, com participação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Casa Euclidiana, que faz alusão ao escritor como “Arauto da Modernidade”, tema central da S.E.

Cerca de 50 agremiações participarão do evento neste ano, abordando o tema de formas diferentes, assim como Euclides da Cunha influenciou diversas artes brasileiras como a literatura, a música, o cinema, etc.

“Como costuma dizer a professora e euclidianista Cármen Maschietto, ‘Euclides é um artista das palavras’ e ele, sim, influenciou muitos nomes da literatura como Guimarães Rosa, Ignácio de Loyola Brandão, Graciliano Ramos; da pintura, a exemplo de Otoniel Fernandes Neto, que destacou, em algumas de suas obras, a riqueza da terra retratada em “Os Sertões”, bem como o cinema, com a produção de documentários, curtas e longas metragens, e até mesmo uma escola de samba, que na década de 70 apresentou enredo sobre a Guerra de Canudos. Portanto, todos podem esperar as artes brasileiras retratadas de uma forma muito peculiar ao pensamento euclidiano neste Desfile”, observou a curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda.

Ela explicou que o evento contará com a participação institucional (Prefeitura), com algumas secretarias, além das escolas (municipais, estaduais e particulares), entidades e demais instituições, que fazem do Desfile, além de abrir a S.E., um grande espetáculo da Cultura Euclidiana, sempre apresentado de forma organizada, cujas equipes de organização garantem sua evolução ao longo de quase três horas.

Marcado para 8h00, o evento terá o mesmo percurso de anos anteriores, com concentração nos arredores da Praça Barão do Rio Branco (Mercado) e descida pela rua Francisquinho Dias.

Autoridades do Executivo e Legislativo municipais, além de convidados deverão prestigiar o Desfile, além, é claro, da população, sendo um dos eventos culturais/sociais mais esperados na programação da Semana Euclidiana.

Prestigie!

Nos registros, momentos sempre marcantes dos Desfiles
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br