Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente inaugura sua nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Texto e fotos: Natália Tiezzi


Na manhã de quarta-feira, 17/12, a Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente inaugurou sua nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), durante cerimônia simbólica, sendo um marco à Instituição, que atende não apenas pacientes rio-pardenses, mas de municípios da região pertencentes ao seu Colegiado.
A nova UTI conta com 10 leitos, sendo um deles sendo um deles de ‘isolamento’, em espaço que passou por uma obra complexa, desde sua estrutura física até aos equipamentos da mais alta tecnologia.
O marcante momento contou com a presença do Provedor, senhor Edson Roberto Furlan; do Vice-Provedor, Dr. Marcos Pereira de Lima; da Diretora Administrativa, Jane Lúcia Santurbano; do Diretor Técnico da Unidade de Terapia Intensiva, Dr. Uanderson Resende; da Diretora Regional de Saúde (DRS) XIV de São João da Boa Vista, Dra. Patrícia Magalhães; além da Secretária municipal de Saúde, Érica Penha, que representou o prefeito Marcio Zanettti, que não pode comparecer devido a cumprimento de agenda em São Paulo.
Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Assembleia da Instituição, senhor Francisco José Parisi Braghetta, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Kocian, entre outros edis e ex-vereadores, médicos e profissionais da área da Saúde que atuam na Santa Casa, colaboradores e convidados.
O Provedor, senhor Edson, muito emocionado e grato pela grandiosa obra, promovida, desenvolvida e entregue em sua Gestão, recepcionou a todos , também agradecendo pelas importantes presenças ao evento.
O cerimonial foi conduzido pela assessora de Comunicação do hospital, Natália Tiezzi. A diretora Jane, o médico Dr. Uanderson, a secretária Érica, bem como o vereador Kocian e a diretora da DRS, Dra. Patrícia fizeram uso da palavra.
Após, uma benção foi proferida pelo Cônego João Antônio Darcie, que abençoou a nova UTI, e aos presentes, fazendo uma alusão entre tempo e espaço, observando que uma Unidade de Terapia Intensiva é um espaço, assim como os profissionais que nela atuam, para intervir positivamente ao acolhimento, tratamento, dignidade e cura dos pacientes, ou seja, instrumentos de Deus que ‘colaboram’ ao tempo de cada ser humano enfermo, que deles necessitam, tem à vida.
Cônego Darcie, acompanhado pelo Provedor, abençoou, ainda, o interior da UTI, e depois das orações todos também puderam conferir o novo espaço.

MAIS CONFORTO, SEGURANÇA E AGILIDADE
Em seu discurso, em nome de toda a Santa Casa, a diretora Jane observou que a decisão de construir uma nova UTI nasceu da necessidade de oferecer mais conforto, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes críticos. “Com essa nova Unidade, conquistamos um ambiente moderno, funcional e integrado, que permite acesso direto aos serviços de Radiologia, Pronto Socorro e, futuramente, à Hemodinâmica, ampliando nossa capacidade de resposta e a integração entre os setores”, ressaltou Jane.
Outro ponto que ela destacou é que 70% dos leitos da nova UTI serão destinados ao atendimento SUS. “Isso é motivo de muito orgulho, pois a Santa Casa reafirma seu papel como referência regional e parceira essencial do Sistema Único de Saúde, atendendo a pacientes do município e da região por meio da Central de Vagas”.
O FUNDAMENTAL APOIO À REALIZAÇÃO DA OBRA
Durante seu discurso, Jane também fez questão de agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram à realização da importante obra que resultou na nova UTI. “Agradecemos imensamente o apoio dos vereadores Antônio José Quessada Neto, Eduardo Ramos (ex-vereador), Fernando dos Santos Gomes, Henrique Gonçalves Torres (ex-vereador), Paulo Sérgio Rodrigues (ex-vereador), Rubens Lobato Pinheiro Neto e Thais da Silva Nogueira (ex-vereadora), que, por meio de emendas impositivas, liberadas pelo Excelentíssimo prefeito Marcio Zanetti, tornaram possível parte deste investimento”.
A diretora explicou que os recursos foram destinados ainda no ano de 2023 e, desde então, a equipe da Instituição vem trabalhando de forma contínua, responsável e planejada para que o novo espaço fosse cuidadosamente estruturado e concluído.
“Trata-se de uma obra grandiosa, construída com tempo, dedicação e muito compromisso, e não de um projeto realizado de forma imediata”, afirmou, agradecendo, ainda, à própria equipe de colaboradores que, com esforço e dedicação, participou diretamente da construção e finalização de toda a estrutura, sendo um verdadeiro exemplo de união e comprometimento com a Instituição.


UTI DA SANTA CASA: UM POUCO DE HISTÓRIA E DE UMA NOVA HISTÓRIA
A história da UTI da Santa Casa iniciou em 19/03/1996, quando a Unidade foi criada, fruto da iniciativa, da visão e da coragem de pessoas que, à época, compreenderam a importância de oferecer cuidado intensivo à população. “Desde então, essa Unidade tem desempenhado papel fundamental na assistência à saúde do município e região, salvando vidas, acolhendo famílias e cumprindo, com dignidade, a missão da Santa Casa”, salientou Jane.
Dr. Uanderson, durante discurso, enalteceu os esforços da Santa Casa pela complexidade da obra, destacando, também, a qualidade dos equipamentos, o comprometimento dos profissionais, que proporcionarão ainda mais dignidade ao paciente que se encontra na Unidade, bem como a seus familiares.
A secretária Érica relembrou quando também atuou na Santa Casa, das dificuldades enfrentadas no deslocamento dos pacientes quando a UTI se localizava no 2º Andar, observando os benefícios da mudança de espaço, assim como a parceria entre a Saúde Municipal e o Hospital para continuidade de trabalhos e novas ações que corroborem aos atendimentos via SUS.
Já Dra Patrícia parabenizou ao Hospital pela nova UTI, também observando a sua contribuição ao SUS, com destinação de leitos, que sempre são necessários ao Sistema, destacando o olhar humano da Santa Casa a estes pacientes que dependem da Saúde Pública.
O vereador Kocian falou do comprometimento do Legislativo Municipal relativo às Emendas Impositivas, que contribuíram à obra, reforçando as ações da vereança ao bem comum.
Jane concluiu afirmando que a obra representa mais do que uma ampliação física, sendo um marco, um passo importante rumo à sempre modernização da estrutura da Santa Casa e à valorização da vida, agradecendo a todos. “Em nome da Provedoria, da Diretoria Administrativa, da Coordenação da UTI, das Diretorias Clínica e Técnica, e de toda a equipe desta Instituição, deixo o nosso mais sincero agradecimento a todos os que contribuíram, direta ou indiretamente, para que este momento fosse possível – autoridades, médicos, colaboradores, parceiros, comunidade. A nova UTI é um espaço de esperança, de cuidado e de compromisso com a vida.
A cada espaço, como este que entregamos, reforçamos o propósito que guia esta Instituição há décadas: servir com excelência, fé e humanidade”.
Depois dos discursos e de todos conhecerem a nova UTI da Santa Casa, inclusive com demonstração de alguns equipamentos, os presentes participaram de um coquetel para selar o momento especial.
CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DA INAGURAÇÃO DA NOVA UTI


















