CIDADECOMÉRCIODESTAQUE

ACI promoveu palestra “Impactos da Reforma Tributária” com o advogado Dr. Samuel Neves

Empresários, contadores, advogados, comerciantes e público interessado acompanharam a palestra sobre o relevante tema

Na noite de quinta-feira, 04/08, a Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo promoveu palestra para abordagem dos “Impactos da Reforma Tributária”, cujo tema foi explanado pelo advogado Dr. Samuel Neves.

O palestrante foi recepcionado pelo presidente da ACI, Daniel Yong, que destacou a importância de trazer informações sobre o assunto aos empresários, contadores, comerciantes e público interessado.

“Ficamos honrados com a presença do Dr. Samuel para falar sobre um tema tão necessário, esclarecer dúvidas. E também gostaria de agradecê-lo, assim como ao excelente público que compareceu à ACI e acompanhou a palestra, muito bem conduzida por ele e bastante produtiva a todos”, destacou Daniel.

Em depoimento ao site e jornal online Minha São José, o advogado explicou, em síntese, o que foi explanado. “Resumidamente, a Reforma Tributária busca simplificar o complexo sistema de impostos brasileiro por meio da adoção do IVA (Imposto sobre Valor Adicionado), substituindo tributos como PIS, Cofins, ICMS, ISS e parte do IPI. O IVA incide apenas sobre o valor agregado em cada etapa da produção, evitando a cumulatividade e aumentando a transparência. O modelo brasileiro será dual: CBS, de competência federal, e IBS, compartilhado entre estados e municípios, além de um Imposto Seletivo para produtos nocivos”.

“Em síntese, a Reforma Tributária busca simplificar o complexo sistema de impostos brasileiro por meio da adoção do IVA (Imposto sobre Valor Adicionado), substituindo tributos como PIS, Cofins, ICMS, ISS e parte do IPI”

Dr. Samuel informou que “a transição ocorrerá entre 2026 e 2033, com fases de adaptação gradual. Entre os benefícios estão a redução de fraudes, maior competitividade e eliminação da guerra fiscal. Contudo, há desafios, como a alta alíquota projetada (26,5% a 28%) e o risco de desequilíbrios regionais. O sistema prevê mecanismos como cashback para famílias de baixa renda e o split payment, que automatiza o recolhimento de tributos. Além disso, mudanças no ITCMD introduzem progressividade e ampliam a base de cálculo, impactando planejamentos sucessórios”, disse, acrescentando que a reforma também altera a tributação de aluguéis, tornando mais vantajosa a utilização de holdings patrimoniais para fins fiscais e sucessórios.

“Em síntese, trata-se de uma mudança estrutural que exige preparação de empresas e contribuintes, mas que promete modernizar o sistema tributário e impulsionar o desenvolvimento econômico do país”, analisou.

O palestrante também expressou agradecimentos à ACI e presidência. Quero expressar meu sincero agradecimento à Associação Comercial Rio-Pardense para proferir a palestra. Foi uma grande satisfação poder compartilhar conhecimento e trocar experiências sobre um tema tão relevante para o futuro dos negócios. Enalteço, em especial, a preocupação e o empenho do presidente, Daniel Yong, em manter os associados constantemente atualizados sobre as novidades que impactam diretamente suas atividades. Essa postura demonstra visão, responsabilidade e compromisso com o fortalecimento do ambiente empresarial local. Foi uma honra participar dessa iniciativa tão importante!”, concluiu o advogado.

“Trata-se de uma mudança estrutural que exige preparação de empresas e contribuintes, mas que promete modernizar o sistema tributário e impulsionar o desenvolvimento econômico do país”, analisou o palestrante

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br