CIDADEDESTAQUESAÚDE

Santa Casa avança em Projeto de Eficiência Energética e na implantação da Hemodinâmica

Dando continuidade à implantação do Sistema de Energia Fotovoltaica iniciado em 2023, a Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente instalou novas estruturas do tipo Carport Solar, ocupando uma área total de 876 m2, como parte da nova etapa do seu Projeto de Eficiência Energética, desenvolvido em parceria com a ANEEL e a CPFL Santa Cruz.

O Carport Solar consiste em uma estrutura de estacionamento coberta com painéis solares, que alia a proteção de veículos à geração de energia elétrica limpa e renovável. Segundo o Provedor da Santa Casa, senhor Edson Roberto Furlan, a escolha por esse modelo se deve ao fato de o telhado do hospital não suportar o peso adicional das placas solares.

“Essa estrutura facilita também a manutenção das placas, como limpeza e inspeções, sendo uma solução mais viável e eficiente”, explicou o gerente técnico da instituição, Daniel Fernandes, acrescentando que ela permitirá a cobertura de quatro áreas de estacionamento, com painéis voltados diretamente ao Sol, otimizando a captação da energia solar.

As duas primeiras usinas fotovoltaicas da Santa Casa, instaladas em 2023 e 2024, já estão em pleno funcionamento, com um total de 202 placas instaladas nos telhados do Grêmio Santa Casa e da Lavanderia. A previsão é de que a terceira usina, com a nova estrutura Carport, entre em operação ainda este ano.

Uma das estruturas Carport Solar da Santa Casa, que alia a proteção de veículos à geração de energia elétrica limpa e renovável

Espaço da Hemodinâmica (SANCOR) entra em fase final de implantação

O novo espaço da Santa Casa que abrigará a SANCOR – Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular – está em fase final de obras. Instalada ao lado da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a estrutura foi adequada especialmente para receber a empresa, sediada em São João da Boa Vista.

A SANCOR oferecerá serviços especializados de Hemodinâmica, uma subespecialidade da cardiologia que realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como cateterismo, angioplastia e implantes de marcapasso.

“A Santa Casa já realizou a adequação da estrutura física, restando apenas a instalação de um transformador para ampliar a capacidade elétrica. Este importante serviço beneficiará não apenas pacientes de São José do Rio Pardo, mas também de toda a região”, concluiu o Provedor.

Instalada ao lado da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a estrutura foi adequada especialmente para receber a empresa SANCOR

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br