Fisioterapeuta Rafael Capuano destaca a Fisioterapia Injetável no controle da Dor Articular
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Dores articulares. Uma das queixas mais frequentes em consultórios e clínicas de fisioterapia, que afeta milhões de pessoas e impacta diretamente a mobilidade, a funcionalidade e a qualidade de vida. Suas causas são variáveis e entre as mais comuns destacam-se as condições como osteoartrite, bursite, tendinites e sinovites.
Para o tratamento delas são necessárias abordagens eficazes e seguras, como a Fisioterapia Injetável, um recurso complementar no tratamento das disfunções musculoesqueléticas, especialmente no controle das dores articulares, que vem ganhando destaque, principalmente por conta de sua eficácia.
Para falar um pouco sobre essa inovação e a precisão do tratamento, o site e jornal online Minha São José entrevistou o fisioterapeuta Rafael Capuano, que explicou os benefícios da Fisioterapia Injetável que, em síntese, é realizada por meio da aplicação precisa de medicamentos diretamente na área comprometida, cuja técnica permite acelerar o alívio da dor e otimizar os resultados da reabilitação.
“Ela representa uma evolução no cuidado fisioterapêutico, oferecendo uma ferramenta valiosa no controle da dor articular e na recuperação funcional dos pacientes”, afirmou.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra e tire suas dúvidas sobre esse recurso complementar ao tratamento das dores articulares.
Rafael, o que é a Fisioterapia Injetável?
Rafael Capuano: A fisioterapia injetável é uma especialidade da fisioterapia que envolve a aplicação de fármacos e substâncias terapêuticas por via injetável, como intramuscular e intra-articular, conforme o caso clínico. O procedimento é realizado exclusivamente por fisioterapeutas capacitados, com formação específica na área e autorização legal para atuar com essa abordagem. Ele deve ser precedido de uma avaliação detalhada do paciente, com anamnese, exame físico e, quando necessário, exames de imagem complementares. Além disso, o paciente deve assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, ciente dos objetivos, riscos e alternativas ao tratamento.
Quais os principais medicamentos utilizados neste tipo de procedimento?
São Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES); Anestésicos locais (como lidocaína ou bupivacaína); Moduladores da dor e regeneradores teciduais e Soluções naturais, como dextrose e soro fisiológico (proloterapia).
E quais são os mecanismos de ação?
Ao aplicar o medicamento diretamente na região da dor ou inflamação, o fisioterapeuta atua com maior especificidade e eficácia, reduzindo o tempo de resposta terapêutica e minimizando os efeitos colaterais que podem ocorrer com medicamentos sistêmicos.
Rafael, você poderia citar alguns benefícios clínicos da Fisioterapia Injetável?
Entre os principais benefícios no controle da dor articular, destacam-se: o alívio rápido da dor, a redução da inflamação local, a melhora da mobilidade e função da articulação, a facilitação do progresso na fisioterapia convencional. Essa técnica tem se mostrado eficaz tanto em condições agudas, quanto crônicas, contribuindo significativamente para restaurar a função articular e devolver ao paciente a capacidade de realizar atividades do dia a dia com mais conforto e segurança.

Quais seriam as condições mais tratadas?
A fisioterapia injetável pode ser indicada para diversas patologias articulares e periarticulares, como Osteoartrite (artrose) de joelho, quadril, ombro ou mãos; Bursites (principalmente trocantérica e subacromial); Tendinites e tendinopatias crônicas; Lesões meniscais; Fasceíte plantar; Lesões ligamentares e musculares com dor persistente e Síndrome miofascial e pontos gatilho dolorosos.
Rafael, existe regulamentação à Fisioterapia Injetável? Quais profissionais estão habilitados a realizar esse procedimento?
Sim, ela está regulamentada no Brasil através das Resoluções COFFITO nº 636,639 /2023, que reconhecem e normatizam a atuação do fisioterapeuta em práticas injetáveis. Para atuar com essa técnica, o profissional deve realizar curso de especialização reconhecido, seguir protocolos de biossegurança e ter domínio anatômico e clínico aprofundado.
Para finalizar, quais são suas impressões, enquanto profissional habilitado a realizar o procedimento, sobre essa especialidade?
A fisioterapia injetável representa uma evolução no cuidado fisioterapêutico, oferecendo uma ferramenta valiosa no controle da dor articular e na recuperação funcional dos pacientes. Quando indicada corretamente e aplicada por profissionais habilitados, essa técnica promove resultados expressivos, encurtando o tempo de reabilitação e proporcionando mais qualidade de vida. Mais do que uma tendência, a fisioterapia injetável é uma realidade cada vez mais presente na prática clínica moderna, unindo ciência, precisão e cuidado humanizado.
Rafael Capuano é Fisioterapeuta – Crefito 420261-F e Profissional de Educação Física – CREF -162403-G/SP. Na próximas semanas, o assunto terá continuidade com demais abordagens mais detalhadas. Se você tem dores articulares, fique atento ao site e jornal online Minha São José e tire suas dúvidas sobre a Fisioterapia Injetável.
