Dia do Professor: Homenagem ao querido mestre Ary Menardi
Texto: Natália Tiezzi
Neste 15 de outubro, Dia do Professor, o site e jornal online Minha São José homenageia a todos estes profissionais da Educação por meio do mestre Ary Menardi.
Ele foi o responsável pelo aprendizado da Geografia a milhares de alunos, de diferentes gerações, além de também ter ministrado a disciplina de História ao longo de sua carreira no Magistério.
As peculiares aulas do ‘Seu’ Ary eram verdadeiras interpretações dos conteúdos, feitas com toda dedicação e profissionalismo, dignos de um professor exemplar, assim como foi durante as décadas que atuou.
Tanto no ensino público, quanto no particular, o professor contribuiu muito além da formação pedagógica nas disciplinas que ministrava, mas na formação de seus alunos, geralmente na fase da adolescência.
Muitos encontraram nele um amigo, um confidente, uma pessoa confiável, um companheiro de aventuras, que foram muitas: das viagens às visitas e formaturas: impossível não se recordar de algum fato em que lá estava ‘Seu’ Ary com seu bom humor, uma de suas principais características dentro e fora das salas de aula.
Ele é de uma geração de professores que eram naturalmente respeitados e muito admirados, por todas as gerações que ministraram aulas, talvez porque só se respeita aquilo que se admira e vice-versa.

O respeito e a admiração também criavam vínculos entre mestre e alunos – uma relação de carinho e confiança, que Ary teve a honra e o prazer de vivenciar.
A devolutiva dos estudantes às aulas ministradas por ele não poderia ser diferente, pois o professor preparava, no real sentido da palavra, suas aulas, justamente para não cair na rotina, para mostrar que aprender Geografia, História poderia (e pode) ser feita de uma forma até mesmo lúdica…
O jeito, por vezes enérgica e brincalhão, de dar aulas conquistou seus alunos, seus colegas de trabalho e pessoas que tiveram o prazer de sua companhia nas unidades escolares. Ary acolhia a todos sem perder a sua autoridade de mestre dentro de sala; ensinava, exigia e por vezes foi ‘temido’ por alguns educandos, que depois que o conheciam simplesmente aprendiam a matéria dada e algumas valiosas lições para a vida, passadas tanto nas lousas, quanto nos exemplos de cidadania do professor.
Ary aposentou em 2023 e uma das inúmeras homenagens que recebeu veio dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Lumen daquele ano, onde ministrava aulas. “Gostaríamos e agradecer, de coração, todas as broncas, puxões de orelha e todos os momentos divertidos que vivenciamos. Professor Ary, você é muito especial. Pois um dia vamos dizer a nossos filhos e familiares sobre um certo professor de Geografia que muito nos ensinou”, dizia a carta, assinada pelos alunos em homenagens ao mestre.
Ser professor é exatamente isso: ensinar, aprender, dividir, somar e multiplicar muitos conhecimentos e afetos, sejam nas escolas ou fora delas, de forma com que tanto as aulas, quanto o mestre se tornem inesquecíveis. Parabéns ao sempre querido ‘Seu’ Ary por proporcionar tudo isso a seus também sempre alunos!