Teixeira, Franchi e Andreghetto: Família unida fora e dentro do Centro Cirúrgico
Texto: Natália Tiezzi

A inusitada e icônica fotografia, utilizada para ilustrar e compor essa matéria, foi captada pelos olhares atentos e de admiração da médica anestesiologista Maria Aparecida Pizani Pinto, ou Dra. Sheila, como é popularmente conhecida.
A imagem carrega muito além de uma família dedicada à Medicina, mas muitas histórias, aprendizados, conhecimentos e sabedoria, que naquele instante, no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente, estavam sendo trocadas à realização de mais uma cirurgia, mais propriamente de vesícula.
Por trás dos olhos centrados e das máscaras estão Dr. Roberto Teixeira Andreghetto (à esquerda), Dr. Antônio Roberto Franchi Teixeira, Dr. Herbert Braz Medeiros Andreghetto e Dr. Antônio Teixeira Filho (à direita). Pais e filhos, tio e sobrinho, avô e neto, sogro e genro unidos fora e dentro de um Centro Cirúrgico, lugar costumeiro, todavia marcante quando os quatro doutores se reúnem.
O site e jornal online Minha São José convidou os médicos para comentarem a fotografia, que, segundo Dr. Teixeira será instalada em quadro na Clínica da família, a Prognosys. Muito mais que uma recordação, é o retrato fiel de como todos vivenciam essa nobre profissão de cuidar, tratar, acolher, escutar e curar o paciente.

Confira, abaixo, os depoimentos que, claro, foram além da fotografia!
“Olhando essa foto passa um filme em minha mente. Primeiro lembro quando ‘aportei’ em Rio Pardo e fui muito bem recebido na Santa Casa, pelo Corpo Clínico, recordando, ainda, a primeira cirurgia que realizei: uma úlcera perfurada. Também me fez lembrar de como nosso hospital São Vicente cresceu e nós crescemos junto com ele. Quando aqui cheguei, 60 anos atrás, sabia que teria esse bom respaldo da Instituição para exercer a profissão e é o que ocorre até hoje, claro, com os devidos avanços tecnológicos, estruturais, nas equipes de trabalho. Esse aprimoramento é nítido e hoje posso afirmar que a Santa Casa e nós, rio-pardenses, temos a melhor UTI da região. Ainda sobre a fotografia, que irá para um quadro aqui na Clínica, mostra também componentes de uma família que usa dos conhecimentos que obtiveram para trabalhar em benefício das pessoas, seus pacientes, bem como médicos que a todo tempo trocam informações, opiniões, experiências e vivências, num auxílio mútuo, com reciprocidade, que refletem diretamente ao nosso paciente. Especialmente neste registro, eu, atrás de todos, como uma espécie de ‘guardião’, sinto um grande orgulho: não por todos serem médicos, mas por serem bons médicos, humildes, humanos, de fé, que, acima de tudo, respeitam o cliente/paciente. Acredito que isso é ter sucesso e ter vencido na vida! Dr. Antônio Teixeira Filho.
“Esta foto representa uma família que vem se dedicando à medicina ao longo de várias gerações. Tudo começou com a história do meu avô materno, Dr. Jacó, que se formou em medicina na Universidade da Bahia ainda na década de 1930. Depois, meu pai seguiu o mesmo caminho, formando-se na Universidade do Rio de Janeiro na década de 1960.
A partir deles, o exemplo e a inspiração nos levaram naturalmente a escolher a mesma profissão. Para nós, eles são a prova viva de que é possível exercer a medicina como arte: com seriedade, constância, sustentabilidade e ética, apesar de todos os desafios que ela enfrenta no momento atual em nosso país”. Dr. Antônio Roberto Franchi Teixeira.
“Somos três gerações de médicos apaixonados pela arte de cuidar e curar, movidos pela excelência e pela responsabilidade que a medicina exige. Unimos tradição e experiência a técnicas de vanguarda, com tudo pensado dentro de um conceito de medicina de ponta — sempre atentos, concentrados e comprometidos em oferecer ao paciente o que há de mais seguro, moderno e humano. Ser médico é unir ciência e sensibilidade, técnica e humanidade, tornando-se instrumento de cuidado, esperança e recomeços”. Dr. Herbert Braz Medeiros Andreghetto
“Hoje, ao vestir o jaleco, não visto apenas uma profissão… visto uma história. Vejo no meu avô a coragem de quem começou tudo. No meu pai, o exemplo firme, o caráter e a dedicação que moldaram minha vida. E ao lado do meu tio Beto, reconheço que essa trajetória é união, parceria e família caminhando juntas. Peço a Deus, todos os dias, humildade e sabedoria para honrar aquilo que recebi”. Dr. Roberto Teixeira Andreghetto.





