Alexandre Tosini propõe diálogo e prazo maior ao DETRAN às adequações no transporte escolar particular
Texto: Natália Tiezzi
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira, 12, o vereador Alexandre Tosini abordou o transporte escolar particular, promovido aos alunos de Rio Pardo e municípios próximos. Ele destacou que foi procurado por inúmeros profissionais que atuam na área por conta de fiscalizações ostensivas promovidas pelo DETRAN no município sobre adequações aos serviços para transportar os estudantes.
“Esses autônomos alegam que o DETRAN fez exigências para que possam transportar, conforme a legislação vigente, estes alunos, dando um prazo de 15 dias para que regularizassem as situações. É um prazo muito curto, visto que há custos elevados para essas adequações, sendo que alguns serviços orientados pelo Departamento para que fossem efetivados nem mesmo são realizados aqui na cidade”, explicou em entrevista ao site e jornal online Minha São José.
O vereador consultou a Procuradoria Jurídica da Casa de Leis para elaboração de um ofício pedindo, em síntese, maior prazo para que os profissionais possam se adequar às normas vigentes impostas pelo DETRAN.
“O que gostaríamos é de propor um diálogo com o DETRAN e também com o Executivo Municipal e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, órgãos que o ofício também será encaminhado, para que possamos auxiliar esses trabalhadores do Transporte Escolar Particular a se adequarem, mas com um prazo um pouco maior para isso. Eles não estão trabalhando errado, porém as fiscalizações estão recorrentes e esses profissionais não podem parar os serviços, senão os alunos não terão transporte”, observou.
Sobre o assunto, o vereador Adriano Junior também disse que havia sido procurado por muitos profissionais que trabalham com transporte particular de alunos e informou que um dos problemas enfrentados é a aferição dos tacógrafos dos veículos, que é realizada em São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul, e estes motoristas não podem deixar dias úteis de trabalho para se descolarem até estes municípios por conta do compromisso junto aos alunos.

O vereador Rafael Kocian também propôs oficiar ao secretário Éric Portela sobre a possibilidade de contato ao órgão competente às aferições para possibilitar que sejam efetuadas aqui em Rio Pardo, tal qual acontece com os taxímetros dos taxistas.
“Agradeço ao apoio dos demais colegas para que estes profissionais tenham um prazo maior a se adequarem às exigências, sendo que muitas delas eles até desconheciam. Este tipo de trabalho que eles prestam é essencial para que centenas de alunos possam estudar e não pode parar. Além disso são trabalhadores dignos e precisam trabalhar, pois para muitos o transporte é o sustento da família”, concluiu Tosini.