CIDADEDESTAQUESAÚDE

Motolâncias: Vereador Kocian sugere à Saúde Municipal a realização de estudos para implantação na Rede SAMU

http://www.minhasaojose.com.br

Na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 13, o vereador professor Rafael Kocian sugeriu ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Saúde a realização de estudos para a implantação de Motolâncias na Rede SAMU.

As Motolâncias, as quais não são utilizadas para transporte de pacientes e sim de profissionais da Saúde, destacam-se pela agilidade com que conseguem chegar às ocorrências. Essas motocicletas são equipadas com material necessário para fazer o atendimento pré-hospitalar (APH), tanto clínico quanto de trauma, e acionadas pelos médicos da Central de Regulação 192. Os atendimentos prestados pelas motolâncias ocorrem desde 2009 e sempre em dupla, obrigatoriamente pilotadas por técnicos de enfermagem ou enfermeiros, que passam por cursos e treinamentos específicos para pilota-las”, explicou o vereador.

Ele ressaltou que a proposta do trabalho das Motolâncias é deslocar os socorristas o mais rápido possível no trânsito para fazer os primeiros socorros. “Dependendo do grau de gravidade da ocorrência a ambulância vai atrás para dar suporte e transportar esse paciente até um hospital ou UPA e as Motolâncias podem até abrir caminhos no trânsito”.

Kocian informou que para que SAMU 192 habilitado receba a Motolância deverá ser encaminhado à Coordenação Geral de Urgência e Emergência/CGUE/MS ofício enviado pela Secretaria Municipal/Estadual de Saúde solicitando o veículo.

“Assim, a Motolância se insere num contexto em que se busca a excelência do atendimento, pois seu tempo resposta é menor. É uma solução para locomoção mesmo em condições de tráfego ruim e também para o difícil acesso em áreas remotas”, concluiu o vereador.

Motolâncias podem agilizar os trabalhos dos socorristas para ocorrências. Elas são utilizadas somente or profissionais da Saúde, sem o transporte de pacientes
http://www.minhasaojose.com.br