“Zumba-Terapia”: Tuca Dassan fala dos benefícios da dança latina à saúde física e mental
Texto: Natália Tiezzi

Movimentos, sorrisos, descontração. Tudo isso faz parte das marcantes aulas de Zumba, um ritmo de dança latina, que a instrutora e educadora física Tuca Dassan promove em seu Estúdio, o Dança Comigo, e que vem fazendo a diferença não apenas ao condicionamento físico, mas também à saúde mental de seus praticantes.
Em entrevista ao site e jornal online Minha São José, ela explicou como a Zumba transforma muitas vidas aqui em Rio Pardo. “Essa dança trabalha principalmente o sistema cardiovascular e respiratório, além de fortalecer os músculos, especialmente os inferiores e da região central do corpo, como abdômen, lombar, pelve e quadris. Ela é muito descontraída, animada, combina exercícios aeróbicos com ritmos latinos e coreografias inspiradas em diversos estilos, como salsa, merengue, samba”, explicou.
Tuca foi a pioneira na promoção da Zumba na cidade. Ela participou de vários cursos, se aprimorou e se aprofundou nas técnicas, e em 2014 iniciou as aulas juntamente com a inauguração do Dança Comigo.
Muitas alunas frequentam as aulas de Tuca como uma forma de praticar uma atividade física, entretanto, outros alunos começaram a prática da Zumba por recomendação médica. “Recebo muitos alunos com indicações médicas, atestados para que pratiquem essa dança pelos inúmeros benefícios, já que, como disse, é excelente ao sistema cardiovascular e respiratório”, destacou.
A instrutora afirmou, ainda, que a dança vem contribuindo também para a elevar a autoestima de algumas pacientes e auxiliar no tratamento de distúrbios mentais como a depressão e a ansiedade. “Já tive pacientes com diagnóstico de câncer, em tratamento e muitas outras com diagnostico de depressão, por exemplo, que encontraram na Zumba um novo caminho à autoestima, fortalecendo o corpo, mas principalmente agindo positivamente na mente, transformando suas vidas para muito melhor”.
Tuca incorporou o toning à dança, que são pesos leves, que auxiliam ainda mais à tonificar e fortalecer os músculos durante a atividade.

Para quem quiser pratica-la, a idade adequada ao início da dança é a partir dos quatro anos. “Ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos podem (e devem) fazer as aulas, que auxiliam em tudo: desde ao emagrecimento, fortalecimento dos músculos e, claro, ao bem estar psicológico, pois nossas aulas realmente são muito divertidas”, incentivou.
As aulas de Zumba acontecem às terças e quintas-feiras, no período da manhã, das 7h30 às 8h30 (também com Ritmos – aula mix), e à noite, das 19h00 às 20h00 (apenas Zumba). E para quem quiser fazer apenas aulas de Ritmos, elas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 20h00. O Estúdio Dança Comigo fica à rua Francisquinho Dias, 746, Centro. Mais informações sobre valores de mensalidades e horários pelo (19) 99315-6407.
“É muito gratificante trabalhar com a Zumba, que completei 11 anos! Ajudar, apoiar e transformar vidas com a dança não tem preço. Amo o que faço e todos sabem que promovo minhas aulas com muita dedicação, respeito e carinho com meus alunos e alunas. Vem para a Zumba você também!”, concluiu e convidou a sempre animada Tuca.
