CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Programa Escola do Legislativo volta às atividades com palestra sobre “Adoção”

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

A partir deste mês de fevereiro o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” volta às atividades após o período de recesso parlamentar.

A Escola do Legislativo foi criada pela Resolução nº 8, de 04 de abril de 2022. Sua missão principal é contribuir para o fortalecimento e a consolidação do papel institucional do Poder Legislativo rio-pardense, bem como desenvolver ações de educação para a cidadania objetivando a difusão cultural, capacitação e a aproximação da sociedade com a Câmara Municipal.

E a primeira atividade já tem data marcada: será dia 27 de fevereiro, às 19h00, com palestra que abordará o tema “Adoção” e que será ministrada pelas advogadas Dra. Priscila Fernandes Pires Sampaio e Marilise Vinco, as quais membros da OAB/Rio Pardo, cuja instituição é parceira do Programa.

As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas pelo link https://www.even3.com.br/palestraadocao/. Todos que participarem da palestra, seja de forma presencial, no Plenário da Câmara, ou virtual receberão certificado.

O vereador Rafael Kocian, que permanece na direção da Escola do Legislativo, destacou a importante contribuição do Programa à sociedade rio-pardense, sempre trazendo e debatendo assuntos relevantes. “E esse ano teremos muitas novidades na ‘Escola’. Agradeço a confiança da presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio em me designar como Diretor Geral, com a certeza que daremos continuidade neste projeto essencial à população, principalmente no tocante à informação”, afirmou Kocian.

O vereador acrescentou que o Programa seguirá com a parceria junto à OAB e que nos próximos dias ocorrerão reuniões com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação para definir prioridades temáticas e palestrantes das áreas.

“Além disso, também neste ano, devemos ter o Programa Parlamento Jovem, onde adolescentes poderão vivenciar na prática a experiência de ser vereador”.

LIVROS DIRETAMENTE DO SENADO

A Escola do Legislativo recebeu diretamente do Senado Federal, por meio da Secretaria de Editoração e Publicações – Coordenação de Edições Técnicas, seis exemplares de livros, que foram desenvolvidos pelo Senado em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL e a Câmara do Legislativo de Pouso Alegre/MG.

Tais obras objetivam proporcionar a cidadãos de todas as idades contato com os principais temas presentes na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, na Lei Maria da Penha e no Estatuto de Igualdade Racial, sempre em linguagem simples e acessível.

Entre os títulos estão “Constituição em Miúdos I”, “Constituição em Miúdos II”, Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos, “Lei Maria da Penha em Miúdos”, “Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos” e “Estatuto da Igualdade Racial”.

“Os exemplares estarão na Biblioteca da Câmara, à disposição da população interessada. E também analisaremos os conteúdos para utiliza-los em ações da Escola do Legislativo”, destacou o diretor executivo do Programa, Matheus Dalbon Schiavon.

Exemplares de livros recebidos pela Câmara pelo Senado Federal, que auxiliarão a população às informações e também em atividades da Escola do Legislativo
http://www.minhasaojose.com.br