“Outubro Rosa”: Atividades incluem exames de mamografia, Papanicolau e PSA

http://www.minhasaojose.com.br

Quem deseja se cadastrar para passar por atendimento deve procurar primeiro pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde até o dia 15 de outubro

As unidades de saúde do município estão mobilizadas na campanha “Outubro Rosa”. O objetivo é orientar e conscientizar a população quanto a prevenção, detecção e tratamento precoce do câncer, principalmente de mama.

Conforme destaca Juliana Flausino, coordenadora do serviço de Atenção Básica de Saúde, embora neste mês as atividades sejam intensificadas, as ações quanto ao combate e prevenção ao câncer no município acontecem o ano todo com orientação às mulheres para que estejam atentas aos sinais de aparecimento da doença.

Uma das principais ações da campanha será no dia 25 de outubro, das 8h00 às 13h00, quando haverá o Dia D do Outubro Rosa.

Uma equipe da Secretaria da Saúde realizará atividades de orientação, avaliação e direcionará pacientes para exames de mamografia. Na ocasião, uma carreta do Hospital do Amor (Barretos) estará na cidade integrando a mobilização, que acontecerá no Projeto Renascer, ao lado do Centro de Referência em Saúde da Mulher.

Os atendimentos realizados na carreta serão para pacientes previamente avaliados e agendados pelas ESFs Vale do Redentor, Carlos Cassucci, Domingos de Syllos, Jardim São José, UBS Buenos Aires, Saúde da Mulher e PPA Central.

Estes exames de rastreamento são recomendados para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, que nunca fizeram a mamografia ou que estejam com o exame atrasado.

Quem deseja se cadastrar para passar por atendimento deve procurar primeiro pelas enfermeiras das unidades citadas até o dia 15 de outubro.

“Nossa intenção é buscar pacientes que não estão sendo acompanhados pelas unidades ou nunca fizeram o exame, portanto, a prioridade será para quem nunca fez ou para quem se enquadre num perfil com fatores de risco”, completa Juliana.

A equipe de atendimento da carreta também fará coletas para 50 exames de Papanicolaou, indicados para mulheres com idade de 25 a 64 anos.

Serão oferecidos ainda 40 exames de PSA, para homens com idades de 50 a 69 anos.

Aos participantes que participarão das atividades é solicitado que apresentem cópias de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br