Nutricionista alerta: “Ansiedade está aumentando a compulsão alimentar na quarentena”

http://www.minhasaojose.com.br

Marina Fechio deu importantes dicas para estabelecer uma nova rotina, com alimentos que saciam a fome de forma saudável

Texto: Natália Tiezzi

A pandemia mudou a rotina em praticamente todos os lares. Pessoas trabalhado home office, crianças e adolescentes em Ensino Remoto, ou seja, toda família passando mais tempo dentro de casa. Se por um lado o isolamento social tem sido uma excelente maneira de prevenção ao Covid-19, por outro ele está aumentando a ansiedade em muita gente, em todas as faixas etárias, causando a compulsão alimentar e, consequentemente, o ganho de peso.

“Confesso que nos últimos meses nunca havia me deparado com tantas pessoas com ansiedade, angustiadas, e isso está gerando uma compulsão alimentar e, claro, ganho excessivo de peso em muitos pacientes”, disse a nutricionista Marina Fechio.

Ela explicou que essa ansiedade é reflexo do isolamento social, principalmente porque a rotina da maioria das famílias mudou. “Dorme-se mais tarde, acorda-se mais tarde. Muitas vezes a pessoa já acorda e almoça. Janta-se mais tarde e, além de tudo isso, a ansiedade pode atrapalhar o sono. Ou seja, a rotina de boa parte das famílias foi ‘quebrada’ nesta quarentena e isso é muito ruim, tanto para o nosso bem estar físico e psicológico. O que noto é que como as pessoas não têm mais um rotina, elas comem a hora que querem, geralmente ‘beliscam’ o dia inteiro por estarem em casa e ingerem alimentos muito ruins, ricos em açúcar e carboidratos”, observou

Marina disse que para diminuir essa ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar é necessário estabelecer novamente uma rotina em casa. “Na verdade, a primeira coisa que temos que fazer é aceitar que estamos passando por um período novo, de mudanças, e tentar nos readaptarmos a ele. Criar uma nova rotina é essencial para reinventarmos a nossa alimentação, mas de forma saudável. Temos que tentar dormir um pouco mais cedo, acordar no mesmo horário, fazer as refeições em horários definidos, comendo de 3 em 3 horas. Além disso, beber cerca de 2 litros de água por dia. Às vezes temos a sensação de que estamos com fome, quando, na verdade, é sede.

A nutricionista recomendou a ingestão de alimentos ricos em fibra, como frutas, verduras e legumes, que podem estar presentes nas refeições ao longo do dia. “Não é necessário cortar todo o carboidrato, mas consumi-lo moderadamente, a exemplo do pão integral, tapioca, batata doce, arroz. É importante também incluir na alimentação o que chamamos de ‘gordura boa’. Os alimentos que a contém são o abacate, as castanhas que também dão saciedade”, afirmou.

Alguns alimentos, segundo Marina, também diminuem a ansiedade, entre eles a banana com aveia e canela, ou banana com pasta de amendoim e também as castanhas.

Para quem quer uma noite de sono mais tranquila, a nutricionista indicou a ingestão de um kiwi antes de dormir ou chás de camomila, melissa, pois diminuem a ansiedade.

“Além de uma boa alimentação, recomendo exercícios físicos, mesmo que seja uma caminhada, tomando todas as medidas de prevenção. A atividade física também diminui a ansiedade e é uma grande aliada para o emagrecimento saudável”.

Ela finalizou com uma receita de bolo de frutas sem açúcar, uma boa pedida para saciar as crianças de todas as idades nestas tardes em casa. Confira!

BOLO DE FRUTAS SEM AÇÚCAR

Ingredientes:

– 5 unidades de banana bem madura;

– 3 ovos inteiros (gema + clara);

– 2 xícaras (chá) aveia em flocos finos;

– 1 xícara (chá) damasco picado;

– 1 xícara (chá) de uva passa;

– 1 xícara (chá) de ameixa seca picada (sem caroço);

– ½ xícara (chá) de nozes picada;

– 1 colher (sopa) fermento em pó;

Modo de preparo: No liquidificador, bata os ovos com as bananas. Após, em um recipiente, deposite essa mistura e acrescente a aveia e o restante dos ingredientes. Por fim, coloque o fermento e mexa delicadamente com uma colher. Leve para assar (forno pré aquecido a 180°) em uma forma de buraco, untada com óleo de azeite de oliva virgem e aveia em flocos finos, até dourar.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br