II Conferência Intermunicipal de Educação acontece na próxima terça, 26

http://www.minhasaojose.com.br

Inscrições são limitadas. Tema abordado será “A Educação e Suas Interfaces: Novos Possíveis à Reinvenção Social”

Na próxima terça-feira, dia 26, será promovida a II Conferência Intermunicipal de Educação de São José do Rio Pardo, promovida pelo Conselho Municipal de Educação, juntamente com o Fórum Municipal de Educação, com o apoio da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo.

O tema abordado será “A Educação e Suas Interfaces: Novos Possíveis à Reivenção Social”. O evento acontecerá a partir das 18h00, na Câmara Municipal.

O educador Milton Herrera, que atualmente preside o Conselho, esclareceu “que é prerrogativa legal realizar as conferências no âmbito municipal, conforme enuncia a Lei nº. 4.578/2015, que institui o Plano Municipal de Educação de nossa cidade, primando pela reflexão das matérias educacionais, na possibilidade de novas ações em prol da oferta da Educação de qualidade”.

Ele exlicou que o tema que configura o evento será estruturado em três eixos que visam discutir possíveis mudanças sociais a partir da Educação, desenvolvendo estratégias que privilegiem o repensar pedagógico, a formação docente e a real urgência das capacidades e habilidades a serem desenvolvidas com os educandos através de planejamentos concisos e contextualizados.

Segundo Ana Lúcia Porfírio, coordenadora do Fórum, a conferência será organizada no estilo mesa redonda, facilitando a todos a mediação com os conferencistas, que irão abordar os subtemas que compõem o temário. “O tema Educação Integral – veemências, desafios e urgências! será apresentado pelo Doutor Romualdo Dias, da UNESP, considerando o educando na sua integralidade, reconhecendo a pessoa como um todo e não como um ser fragmentado”, observou.

Outra abordagem será acerca da Educação Ambiental, que para Milton “é primordial ser trabalhada no espaço escolar. E fomos gentilmente agraciados pela DRAXOS Soluções em Sustentabilidade em contribuir com a reflexão acerca da “Educação Ambiental e o Inédito Viável: um convite à reflexão crítica sobre o território”, a ser mediada pela Mestre em Engenharia Ambiental, Catarina Peixoto, que também tem especialização em Meio Ambiente pela UFRJ e Sustentabilidade na Cadeia de Valor pela Cambridge University do Reino Unido.”

E partindo da premissa constitucional de que a Educação Infantil é de responsabilidade do Município, além de compor a Meta 01 do Plano Municipal de Educação, Ana Lúcia disse que “estamos lisonjeados com a presença da educadora Agatha Vicente dos Santos, que é especialista nesta área, com vasta experiência, além de ser membro da Diretoria Executiva da UNCME/SP, da qual eu, o Milton e a professora Angélica Curvelo integramos pelo Conselho de São José do Rio Pardo, além do professor Eduardo Cézar que está como presidente e também coordena o FUNDEB em nossa cidade.”

As inscrições para a participação na Conferência são limitadas e restam poucas vagas. Todos podem participar, já que o evento não é voltado apenas para profissionais da Educação. As inscrições poderão ser realizadas através da plataforma https://www.sympla.com.br/iv-conferencia-municipal-e-ii-conferencia-intermunicipal-de-educacao-de-sao-jose-do-rio-pardo__710837

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br