“Gruta do Hospital”: Um local de orações por muitas décadas

http://www.minhasaojose.com.br
Local foi construído na década de 70 a pedido da Irmã Andreína Tedesco, uma freira italiana, que fazia parte da Congregação Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Um espaço dedicado à oração, ao descanso, à reflexão. Por mais de quatro décadas, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, é local de refúgio àqueles que buscam a Deus, principalmente de visitantes de pacientes internados no hospital.

Segundo a Irmã Rosa Maria, que faz parte da Congregação Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, a gruta foi construída na década de 70 a pedido da Irmã Andreina Tedesco. Ela ainda citou que o pedreiro responsável pela obra chamava-se Marcelo e era colaborador da Santa Casa.

A construção de grutas onde está presente freiras desta Congregação é uma espécie de tradição e de reverência à Nossa Senhora de Lourdes. “Essa gruta foi construída por ser Santuário, onde existe cura física por excelência. Isso se comprova por fatos milagrosos ocorridos em Lourdes, na Franca e em muitas experiências de fé”, afirmou a Irmã Cecília Paula, da Santa Casa.

Além de familiares dos pacientes internados, Irmã Cecília disse que também há momentos de oração com fiéis que frequentam a Capela Sagrado Coração de Jesus, porém, como o acesso à gruta é por escada dificulta para algumas pessoas.  

Embora tenha sido construída para que os fiéis pudessem fazer suas preces, a ‘gruta do hospital’ já foi recanto de diversão de muitas crianças na década de 80. “Recordo-me que muitas crianças brincavam ali, já que há um espaço muito bonito, além de ser seguro”, disse Lúcia Vitto, que é sobrinha da Irmã Rosa Maria.

Atualmente, a manutenção da gruta é feita por um funcionário que cuida da limpeza e supervisionada pelas Irmãs Maria Helena Silva e Irmã Cecília.

Para quem ainda não conhece, o espaço continua muito bem cuidado e muitas pessoas ainda o utilizam para seu principal objetivo: orar, descansar, refletir.

Entre as grades de proteção, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. As grutas são uma tradição em locais onde a Congregação Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário se faz presente
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange