Censo 2020: Previsão é que mais de 17.000 domicílios sejam visitados no próximo ano em São José

http://www.minhasaojose.com.br

Coleta de informações será realizada entre os meses de agosto e outubro por 48 recenseadores

Na tarde de quarta-feira, 23, o IBGE promoveu a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, que teve lugar na Câmara Municipal e contou com a presença de lideranças em diversas áreas, inclusive nas esferas Executiva, Legislativa e Judiciária do município, bem como representantes de entidades e associações. Além desta estão previstas mais algumas reuniões para expor detalhes da Operação Censitária, dando total transparência aos trabalhos.

A coordenadora de área Natalia Salotti Guardabaxo Lopes explicou aos presentes o que já foi realizado pelo IBGE com relação ao Censo 2020, inclusive o mapeamento da cidade e demais etapas que ocorrerão até a realização.

A reunião também teve como objetivo formar parcerias que auxiliem na realização do Censo como, por exemplo, com a Polícia Militar para a garantia da segurança aos recenseadores e desenvolvimento dos trabalhos e da Prefeitura, que sempre apoia nas atividades. “Estamos em busca de um local para treinamento dos recenseadores e de mobiliário para o Posto de Coleta que, provavelmente, funcionará no mesmo prédio da Agência do IBGE aqui na cidade”, explicou Natália.

Na oportunidade, a coordenação do IBGE divulgou ainda o número de recenseadores que participarão do Censo 2020, sendo que a previsão é de 48 pessoas, além de 8 supervisores.

O CONHECIMENTO DA REALIDADE POR MEIO DO CENSO

Além de Natália, a coordenadora Denise Sernaglia Capuano Mantovani ressaltou a importância da coleta das informações pelo Censo 2020. “É através dele que todos, principalmente os governantes, saberão quem somos, quantos somos e como vivemos. Essas informações são fundamentais para o planejamento do futuro do país em praticamente todas as áreas”, afirmou Denise.

Ambas salientaram a questão do sigilo das informações passadas pelos moradores aos recenseadores. “Muita gente fica com medo de passar informações, mas não precisa ter esse receio. Todas as informações coletadas para o Censo são sigilosas e utilizadas somente pelo IBGE como estatísticas”.

Aqui em São José a previsão é que 17.047 domicílios sejam visitados pelo Censo, realizados pelos recenseadores por meio das visitas casa a casa. As informações serão colhidas por meio de um dispositivo móvel de coleta. Cada recenseador será devidamente identificado com crachá e uniforme para que não haja fraudes.

IBGEEduca NAS ESCOLAS

Com o objetivo de divulgar o Censo 2020 e tornar o trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mais conhecido foi criado o Projeto IBGEEduca, que fornecerá materiais específicos com propostas pedagógicas para serem executadas em sala de aula, bem como difundir informações relevantes sobre o Censo às crianças e adolescentes, que são grandes disseminadores destes conteúdos para seus familiares.

“A ideia é envolver não apenas vocês, representantes de entidades, mídias e poderes aqui presentes, mas a população como um todo, inclusive as crianças para a realização do Censo 2020. A participação de toda a comunidade, não apenas sendo receptiva aos recenseadores, mas colaborando com a difusão de informações e também nos questionando sobre a Operação Censitária é fundamental para o êxito no desenvolvimento de todo esse amplo trabalho”, concluíram as coordenadoras.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br