CIDADEDESTAQUEESPORTES

Vasco F.C. completa 75 anos: Clube se destaca pelo legado e atividades para todas as idades

Entrevista e texto: Natália Tiezzi. Fotos: Vasco F.C.

Clube é um dos mais tradicionais da cidade, com muita história e conquistas – um legado que muitos ajudaram a construir

O Vasco Futebol Clube iniciou 2026 com mais um capítulo importante em sua história: dia 02 de janeiro, a tradicional agremiação completou 75 anos de atividades em São José do Rio Pardo – um verdadeiro legado que iniciou com o sonho do fundador, Antônio Nasser Filho, em 1951 e que hoje se tornou um espaço esportivo e social para diferentes públicos, de todas as idades.

Para falar um pouco sobre essas mais de sete décadas ativas, o site e jornal online Minha São José entrevistou o atual presidente, Alexandre Tosini, que, orgulhoso, observou a importância do clube à sociedade rio-pardense, bem como um pouco de sua visão como atleta, e também as conquistas do cruzmaltino nos últimos anos, tanto no esporte,quanto na estrutura e entretenimento.

Tosini é o 20º presidente, sendo que já ocuparam a função nomes como Antônio Blandino, Ambrósio Blandino, Antonio Rachid, Jorge Draib, Nassib Saliba, José Jorge, José Carlos Xavier, Dante Artese, João Batista Santurbano, Hélio Escudero, Silvio Xavier, José Baldassim Filho, José A. Medéia, Roque Machitte, Eliezer Gusmão, João C. Mantovani, Marco Trinca, Ronaldo Medéia, além do fundador, Nasser.

“Ser o vigésimo presidente do Vasco FC e participar da gestão em que o clube completou 75 anos de história é, sem dúvida, extremamente gratificante. Frequento o Vasco desde a adolescência, mais precisamente desde os meus 14 anos. Após um período afastado, retornei quando descobri que seria pai de um menino. Naquele momento, decidi que queria proporcionar ao meu filho o mesmo ambiente saudável, de convivência e aprendizado que eu tive a oportunidade de vivenciar. Foi então que, em 2021, voltei a jogar no Vasco”, observou.

Nos últimos dois anos, o Vasco passou por melhorias internas e externas em seu espaço, garantindo mais qualidade às atividades esportivas e sociais

O retorno aos gramados abriu, de forma natural, uma oportunidade para que ele assumisse a presidência do clube, que ocorreu em janeiro de 2024. E ele não escondeu a satisfação em ter contribuído ao seu desenvolvimento no último biênio. “Neste período em que estive presidente, junto à Diretoria, pudemos contribuir tanto à estrutura física, com reformas, reparos, adequações, com destaque à climatização do salão social, dois espaços que foram totalmente adaptados, sendo a Sala de Troféus, que recebeu o nome de Antônio do Carmo Zuli, ex-técnico e apaixonado pelo Vasco, e Acervo Presidencial, que retratam e preservam um pouco da grande história esportiva, quanto à própria organização administrativa do clube”, disse.

O presidente destacou, ainda, que essa também foi uma fase marcante de grandes conquistas no futebol amador. “Conquistamos diversos títulos em campeonatos disputados, alcançando o feito de chegar a todas as finais e fases decisivas das competições das quais participamos. Além disso, formamos um elenco duradouro, com jovens atletas que poderão vestir a camisa do Vasco por muitos e muitos anos”.

Além do futebol amador, que está em boa fase, Tosini destacou que as atividades do clube se sobressaem, a exemplo da inclusão das crianças ao esporte, com a participação ativa da escolinha do Rondinelli, o time de veteranos e, claro, o forró da terceira idade, fazendo do Vasco um espaço de convivência para todas as faixas etárias.

“Tudo o que foi feito e construído teve um único objetivo: o bem comum, o coletivo e o fortalecimento da nossa comunidade. Mesmo sendo uma entidade privada, o Vasco FC nunca absteve de abrir suas portas a quem deseja colaborar, sempre com cautela, respeito à sua história e colocando, acima de tudo, os interesses do clube”.

REELEIÇÃO

Ainda neste mês de janeiro, o Vasco se prepara para mais uma eleição e Tosini pretende se reeleger à presidência. “Tenho a convicção de que, ao final desse novo período, entregarei um espaço ainda mais confortável, estruturado e melhor do que aquele que recebi”, afirmou.

Embora focado nas próximas eleições, o presidente não deixou de mencionar a importância de seus antecessores ao êxito do clube. “Se não fosse o trabalho deles, nada disso seria possível. Afinal, sete décadas e meia são muitos anos de dedicação, construídos por inúmeras pessoas. Hoje seguimos uma cultura que foi plantada em 1951, e assim continuará”, concluiu.

NOS REGISTROS ABAIXO, PESSOAS QUE FAZEM PATE DA HISTÓRIA DO CLUBE, DESTACADOS PELO PRESIDENTE

Ex-presidentes e familiares daqueles que já não estão entre nós
Família Zuli na Sala de Troféus em homenagem ao sempre técnico Antônio do Carmo
Nos três registros, momentos especiais de conquistas do cruzmaltino, sendo que na foto acima estão José Carlos Felicíssimo, Alexandre Tosini e Leonardo – três gerações do Vasco
Hélio Escudeiro, Silvio Xavier, Dr. Eliezer Gusmão e José Carlos Xavier
No centro da foto, Paulo Sérgio Rodrigues, grande incentivador do esporte e do Vasco
Ao centro, ao lado de Tosini e Hélio Escudero, Itamar Brancalhão
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br