Conscientização à Saúde Mental e à Hanseníase: Santa Casa reforça e promove Campanhas “Janeiro Branco e Roxo”
A Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente apoia e inicia neste mês duas importantes campanhas, sendo a “Janeiro Branco”, que destaca a importância dos cuidados à Saúde Mental, e a “Janeiro Roxo”, que enfatiza a conscientização sobre a Hanseníase

O “Janeiro Branco” reforça o auto cuidado, o acolhimento emocional, objetivando conscientizar sobre a prevenção do sofrimento psíquico. A Campanha objetiva promover reflexão sobre o bem-estar psicológico no início do ano, um período de novas metas, e incentivando a busca por ajuda profissional quando necessário.
A mesma, que se tornou lei federal em 2023, foca, inclusive, na prevenção de doenças como ansiedade e depressão, e a construção de uma cultura de cuidado psicológico. Lembre-se: buscar ajuda não é vergonha, não é fraqueza – é coragem, é iniciativa para tratar a sua saúde mental, tão importante quanto a manutenção da saúde física! Acesse https://janeirobranco.org.br/campanha-janeiro-branco/ e saiba mais.
Na “Janeiro Roxo”, o foco é o diagnóstico precoce da Hanseníase, que é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, causando manchas, perda de sensibilidade, formigamento e, se não tratada, deformidades físicas
A Campanha destaca orientações sobre sinais, prevenção e combate ao estigma, que muitas vezes machuca mais o doente do que a própria doença. A Hanseníase tem cura e ela começa com a informação. Saiba mais acessando o link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hansenias
Sobre ambas Campanhas, a Santa Casa promoverá ações, por meio do Núcleo de Educação Permanente, incluindo palestras, orientações e atividades ao longo deste mês de janeiro, que serão direcionadas a seus colaboradores, reforçando os essenciais cuidados à Saúde Mental, bem como informações acerca da Hanseníase.

NOVA CENTRAL DE AR COMPRIMIDO HOSPITALAR
No final de dezembro de 2025, a Santa Casa implementou sua nova Central de Ar Comprimido Hospitalar, mas moderna e eficiente, contribuindo à segurança e precisão dos atendimentos.
Esse foi mais um investimento da Instituição em melhorias que fazem a diferença no cotidiano de sua equipe profissional, e que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados a seus pacientes.


Texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA





