Thelma Viana: Homenagem à Professora que vai além do trabalho em sala de aula
Texto: Natália Tiezzi
Competência, carisma, dedicação. Essas características são inerentes a um bom professor, aliadas, é claro, à vocação ao Magistério, somadas a muito bom humor, companheirismo e amizade. Tudo isso resume muito bem a nossa homenageada de hoje pelo www.minhasaojose.com.br, a professora Thelma Gomes Viana Galatti.
Aos 40 anos, ela faz parte da nova geração de mestres rio-pardenses e se destaca também pelo dinamismo, dentro e fora da sala de aula. Graduada em Letras, Thelma ministrou aulas de Língua Portuguesa no Colégio Unigrau, do qual faz parte da equipe há anos, e hoje atua como Coordenadora do Ensino Fundamental I.
Quem convive com ela, sejam professores, demais profissionais, equipes, sempre trazem uma palavra especial que a define, mas talvez a união seja, realmente, a verdadeira força de Thelma, que vê no trabalho conjunto o caminho para o êxito, principalmente quando o assunto é Educação.
E, embora sempre antenada às praticidades da tecnologia digital, ela continua sendo grande incentivadora da leitura, preferencialmente aos livros físicos. E quando ministrou as aulas de Português coordenou por anos o JOCA, um jornal interativo, produzido pelos alunos, cujo objetivo era conhecer o papel da imprensa, a importância da leitura e da escrita, mesmo em tempos digitais.
A competente e dedicada professora Thelma não é assim apenas nas salas de aula. Nas atividades extra classe, nas comemorações, nas festas temáticas lá está ela, empolgada, animada, muitas vezes com o microfone em mãos apresentando, contando, chamando o público para interagir.
O dom ao Magistério talvez tenha sido herdado da mãe, Helen Rose, exímia professora que atuou por décadas em diversas escolas da cidade.
E a professora consegue aliar carisma, aquele jeitinho mais enérgico, que muitas vezes é necessário em sala de aula, complementando ao talento de unir: alunos, ex alunos têm ‘Tia Thelma’ como uma referência também na amizade, onde muitos dividem ou já dividiram questões de vida, além da peculiar gramática de nossa língua.
O acolhimento, o amparo, a recepção calorosa sempre fez parte da carreira da brilhante professora, que usa seu bonito dom não apenas para ensinar a técnica padagógica, mas para aproximar-se de alunos, pais, famílias, mostrando que a boa escola se faz com a união da comunidade e de todos que dela fazem parte.
À querida professora (e amiga de muitos anos), Thelma, o carinho, a admiração, o agradecimento e o reconhecimento pela excelência no trabalho que desenvolve junto ao Colégio Unigrau, alunos, famílias e profissionais que têm o privilégio de sua convivência!