Sessão da Câmara: Confira os assuntos abordados pelos vereadores nessa semana

http://www.minhasaojose.com.br
Vereadores abordaram, entre outros assuntos, a Semana Nacional do Meio Ambiente, Testes à Covid-19 e implantação de Projeto de Agroecologia no município

Na sessão ordinária, promovida na terça-feira, dia 1º de junho na Câmara, os vereadores abordaram assuntos relacionados à manutenção de áreas públicas, a Semana Nacional do Meio Ambiente, a implantação de projeto de Agroecologia nas escolas municipais, bem como a Covid-19 no município.

Além destes, a nomeação do novo diretor da SAERP, Daniel Cobra Monteiro, a vistoria e aprovação do prédio da Câmara pelo Corpo de Bombeiros, doações de ração para alimentar cães de rua e curso voltado à defesa e segurança às propriedades rurais também foram temas de requerimentos, indicações e posicionamentos dos vereadores, inclusive durante o Expediente Livre.

MANUTENÇÕES AOS CARTÕES POSTAIS DA CIDADE

O vereador Henrique Torres, que participou da sessão remotamente, destacou duas indicações que fez ao Executivo, sendo uma para limpeza de bicos da Fonte Luminosa da Praça XV de Novembro e outra direcionada ao Departamento de Esportes e Cultura (DEC) para manutenção do Recanto Euclidiano. “São dois cartões postais da cidade que merecem mais cuidado. Alguns turistas que estiveram no Recanto Euclidiano no final de semana relataram que a Erma está cheia de cocô de capivara, moradores de rua dormindo no mausoléu, pixações e muita sujeira naquela área. A equipe do DEC poderia dar mais atenção e manutenção no local, pois é muito visitado pela população e pessoas de fora”, justificou.

DOAÇÃO DE RAÇÃO PARA CÃES DE RUA

Já o vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) fez um apelo à população. “Preciso da solidariedade dos munícipes que possam doar ração aos cães de rua. Alimento-os há anos e não posso parar, pois são muitos cães que se encontram pelas ruas, a grande maioria abandonados. Então, quem puder ajudar doando qualquer quantidade de ração, eu agradeço”.

AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

O presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian destacou que o prédio da Câmara já possui o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. “O prédio foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros e está cumprindo todas as exigências impostas para maior segurança. As mudanças no prédio começaram a partir da presidência do ex-vereador Matheus Mafepi, que iniciou o projeto, passando pela execução do mesmo através da presidência do ex-vereador Luis Henrique Artioli Tobias e agora conosco, sendo que nos próximos meses ela estará concluída”, observou, acrescentando que o prédio da Câmara Municipal é um dos poucos prédios públicos que possuem o AVCB na cidade.

Ainda sobre melhorias na Casa, Kocian destacou que a presidência pretende implantar a energia fotovoltaica no prédio da Câmara e que o projeto já está em andamento. “Provavelmente ainda neste ano iniciaremos essa implantação que gerará economia à Casa e contribuirá com o Meio Ambiente”, afirmou.

AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A vereadora Thais Nogueira destacou um novo projeto, ainda piloto, que está sendo desenvolvido por um grupo de agroecologistas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que pretende implementar a Agroecologia nas escolas municipais. “Participei de reunião no início da semana, onde foram apresentadas e discutidas algumas propostas, sobretudo a viabilização de hortas urbanas nas unidades escolares, sendo uma proposta diferente de cultivo, manutenção, colheita”, destacou a vereadora.

Thais disse que, uma vez implantado, o projeto de agroecologia nas escolas também garantirá uma alimentação mais saudável à merenda escolar, contribuindo à segurança alimentar.

A nova gestão da SAERP e nova empresa que será responsável pela coleta de lixo na cidade também foram destaque na 21ª sessão ordinária

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues questionou a Prefeitura, inclusive a SAERP, sobre atividades de conscientização, principalmente ao não desperdício de água, já que estamos na Semana do Meio Ambiente. “Poderemos ter problemas por aqui, já que a estiagem esse ano é uma das mais severas. Gostaria de contar com o Executivo com medidas para economia de água no município”.

O vereador Fernando Gomes também mencionou a Semana do Meio Ambiente e destacou que foi conhecer de perto alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura. “Fiquei satisfeito com o retorno das atividades do Recicla São José, mas a cidade pode e deve contribuir de forma mais efetiva à preservação do meio ambiente. Inclusive esta Casa poderia estar engajada também nesta causa, pois podemos avançar muito e não apenas na questão do lixo”, disse o vereador.

TESTAGEM À COVID-19

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues, em requerimento ao Executivo, solicitou informações relativas à possibilidade de testagem em todos os pacientes suspeitos de Covid-19 e que buscam atendimento nas unidades básicas de saúde.

“Ocorre que em muitos casos a pessoa já está infectada, não sabe disso, e acaba contaminando outras pessoas dentro de casa ou até mesmo agravando seu quadro de saúde, inclusive como já ocorreu com alguns pacientes. Acredito que a testagem em todos os suspeitos minimizaria os problemas mais graves, além de ajudar a salvar mais vidas”, justificou.

NOVA GESTÃO NA SAERP E NOVA EMPRESA COLETORA DE LIXO

O vereador Pedro Giantomassi, representante do governo na Câmara, informou que a SAERP possui um novo gestor. “Trata-se de Daniel Garcia Cobra Monteiro, que possui ampla experiência, inclusive desempenhando função de secretário de obras no município de Aguaí durante anos. Ele chega à SAERP com o desafio de manter a situação atual da autarquia, com equilíbrio nas contas, bem como otimizar e modernizar algumas atividades como atendimento, cobranças, etc”.

Pedro destacou, ainda, a contratação de nova empresa que será responsável pela coleta de lixo no município, que inicia os trabalhos na quarta-feira, dia 3. “Essa empresa disponibilizará de dois caminhões novos para coleta e esperamos que seja uma esperança para minimizar o problema da coleta de lixo na cidade”.

CURSO DE DEFESA E SEGURANÇA AOS PROPRIETÁRIOS RURAIS

O vereador Pedro informou que a Prefeitura promoverá curso direcionado a proprietários rurais, que terá como objetivo informar sobre segurança e defesa das propriedades. “O curso será ministrado no Corpo de Bombeiros, o qual passará informações quanto ao combate ao fogo, equipamentos relevantes que esses produtores devem ter em suas propriedades, etc. Também serão abordados no curso o programa de preservação de nascentes e a vizinhança solidária rural para auxiliar no combate a delitos no campo. Além do Corpo de Bombeiros farão parte do curso a Polícia Ambiental, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Agricultura e Guarda Civil Municipal”, finalizou.

 As informações e fotos são da Assessoria Parlamentar da Câmara.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange