Saúde: Prefeitura orienta pacientes a avisarem quando não puderem comparecer às consultas ou exames
Faltas às consultas médicas ou exames, pacientes que não avisam quando não poderão comparecer a ambos. Este é um problema que a Secretaria Municipal da Saúde enfrenta todos os meses e que, na última semana, a Prefeitura apresentou dados para chamar a atenção e conscientizar a população sobre as dificuldades causadas por essa falta de comprometimento de alguns usuários.
“Quando um paciente deixa de comparecer à consulta ou ao exame agendado, não é só o próprio cuidado que é adiado — outra pessoa também deixa de ser atendida”, destacou a Prefeitura na divulgação em suas redes sociais.
Ainda, de acordo com a nota, em setembro, as Unidades de Saúde do município registraram mais de 9 mil consultas e mais de 1.300 faltas, sendo a maior parte delas apontadas na Saúde da Mulher, na Pediatria e nas ESFs Cassucci e Natal Merli, conforme mostra o quadro abaixo.

A Prefeitura ressaltou que “essas ausências afetam o andamento dos atendimentos, aumentam o tempo de espera e comprometem o trabalho das equipes”.
Com relação aos atendimentos em Especialidades, também destacadas no mês de setembro, a Cirurgia Geral foi a área que mais detectou faltas, sendo 59, de um total de 285 atendimentos.
A divulgação também chamou a atenção e fez um pedido para que os usuários avisem com antecedência, caso não puderem comparecer às consultas ou exames para que, assim, outra pessoa possa ser atendida e o sistema de saúde funcionar da melhor forma a todos.



Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Texto final: Natália Tiezzi




