CIDADEDESTAQUE

Corpo de Bombeiros e SAMU: Trabalho que vai muito além de salvar vidas

Texto: Natália Tiezzi. Informações: Guilherme Burger

Quinta-feira, 30/10, pelo menos cinco ocorrências, atendidas em um curto espaço de tempo, destacou, novamente, o exímio trabalho promovido pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU de São José do Rio Pardo, cujas funções dos profissionais que atuam em ambas frentes vão muito além de salvar vidas.

De acordo com informações divulgadas pela Página “De Olho São José do Rio Pardo”, por meio do repórter Guilherme Burger, três ocorrências aconteceram na parte da manhã, sendo colisão entre dois veículos em rodovia, que mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, realizando os primeiros atendimentos a um dos motoristas envolvidos.

Outra ocorrência foi a de um carro em chamas, que estava estacionado próximo a posto de combustíveis e escola, e que embora o fogo tenha sido contido por funcionários de ambos locais, o Corpo de Bombeiros foi acionado, esteve presente ao local dos fatos, realizando averiguações de praxe.

A terceira ocorrência da manhã foi prestação de socorro, pelo SAMU, à uma mulher que passou mal em supermercado. De acordo com as informações, a vítima ficou desacordada, o que mobilizou o Suporte Avançado, composto pelo médico Dr. Fernando Giraldi, enfermeira Márcia e socorrista Vitor Oliveira. A equipe realizou todos os procedimentos necessários ainda no local, estabilizando a paciente. Em seguida, ela foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal, onde permaneceu em observação médica.

Já no período da tarde, um pedreiro ficou ferido após cair de um andaime com aproximadamente dois metros de altura, enquanto realizava trabalhos de acabamento em uma parede de espaço localizado na Avenida Brasil. De acordo com informações apuradas no local, o trabalhador perdeu o equilíbrio por motivos ainda a serem esclarecidos, vindo a cair ao chão, permanecendo imóvel até a chegada do resgate.

Equipes do SAMU – Suporte Avançado, compostas pelo médico Dr. Fernando Geraldi, enfermeira Márcia e socorrista Vitor Oliveira, realizaram todos os procedimentos de trauma na cena do acidente. Em seguida, o homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal, onde permaneceu em observação médica.

Também no período vespertino, mais uma ocorrência necessitou do apoio do Corpo de Bombeiros e do SAMU. Uma mulher ficou ferida após um guarda-roupas cair sobre ela em uma residência, no bairro Buenos Aires. De acordo com informações apuradas no local, um vizinho escutou pedidos de socorro vindos da casa e, ao pular o muro para verificar o que ocorria, encontrou a mulher com o braço preso debaixo do móvel. Segundo relatos, o guarda-roupa já estava caído e, ao tentar fazer uma espécie de alavanca para alcançar um objeto que estava embaixo, o móvel acabou tombando novamente, prendendo o braço da vítima.

Equipes do Corpo de Bombeiros, compostas pelo Sargento Borgo, Cabo Austerino e Cabo Denis, atuaram no resgate e realizaram os primeiros atendimentos no local, em conjunto com o SAMU – Suporte Avançado, formado pelo Dr. Fernando Geraldi, enfermeira Márcia e socorrista Vitor Oliveira. A vítima teve o braço imobilizado e foi encaminhada ao PS, onde permaneceu sob observação médica com suspeita de fratura.

A ação sempre de forma rápida, tanto do Corpo de Bombeiros, quanto do SAMU garante a preservação da vida, mas também apoio às vítimas, sendo que estes profissionais são preparados para proporcionar acolhimento, acalmando-as, inclusive para que os procedimentos médicos e de enfermagem possam ser realizados de forma plena.

Bombeiros e profissionais da Saúde que atuam nestas ocorrências promovem um serviço que garante muito mais que um salvamento de Urgência e Emergência ou a contenção de danos, como no caso de incêndios – eles colocam em prática a empatia, essencial ao êxito nestas ocorrências, aliada, é claro, à agilidade nas técnicas de socorro às vítimas.

Aos profissionais do Corpo de Bombeiros e SAMU, não apenas que atenderam a essas ocorrências citadas, mas em todas que necessitam do trabalho de ambas corporações, agradecimento e reconhecimento do site e jornal online Minha São José e da população rio-pardense.

Em tempo, as imagens desta matéria, de algumas ocorrências citadas, foram captadas de vídeos, também da Página De Olho São José.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br