CIDADEDESTAQUE

Retrocesso: Vereador questiona a inutilização de sistema de informação no Cemitério Municipal

http://www.minhasaojose.com.br

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, promovida na terça-feira, dia 8, o vereador Henrique Torres fez uso da palavra no Expediente Livre e voltou a mencionar assunto que já havia sido abordado por ele em outras oportunidades: a inutilização do Sistema de Informatização no Cemitério Municipal. 

“Em 2016 fizemos um levantamento de ruas, túmulos, nomes das pessoas falecidas enterradas no Cemitério, que possui um contexto histórico e precisava ser melhor preservado, e conseguimos catalogar, digitalizar e desenvolver um sistema para facilitar a procura por túmulos à população. O cidadão chegava ao Cemitério e a partir do nome da pessoa falecida conseguia rapidamente saber a localização do túmulo. Como parte deste projeto também foi feito um quadro com a localização de ruas e túmulos, que está fixado na entrada do Cemitério. Entretanto, já faz alguns anos, esse sistema de informação não está sendo mais utilizado por lá”, explicou o vereador. 

Ele relatou que no ano passado, em março, comentou com o secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Guilherme dos Santos, sobre retomar esse sistema de informação no Cemitério. “Esse questionamento foi feito em março do ano passado ao secretário, que disse que iria cuidar pessoalmente dessa questão, mas até agora nada, inclusive ninguém sabe e ninguém viu o computador onde o sistema estava integrado, com mais de 65 mil registros”, observou Henrique. 

O vereador disse ainda que dias atrás esteve no Cemitério e deparou com um funcionário “passando a limpo” o antigo livro de registro de falecimentos e túmulos. “Acho que já foi o tempo de passar livro a limpo, sendo que tudo seria facilitado se este sistema de dados estivesse funcionando. Questionei o servidor, bem como o presidente da Comderp, José Carlos Xavier, que está promovendo trabalhos no Cemitério, se sabiam deste sistema de informação e ninguém sabia de nada”. 

Henrique finalizou destacando que espera uma resposta da Prefeitura e do secretário quando ao computador e a reinstalação do mesmo e do sistema no Cemitério. “Além de facilitar as pesquisas, sendo um ato de respeito aos familiares que visitam os túmulos, esse cadastro é praticamente um documento histórico do município, que precisa ser recuperado, atualizado. Um trabalho minucioso, que muito contribuiu e contribuirá à sociedade não pode simplesmente se perder assim”. 

O presidente da Câmara, vereador Rafael Kocian também destacou a importância deste sistema de informação no Cemitério, essencial à população. “Reforço, ainda, que ações relevantes como essa da informatização deveria ter sido amparada por meio de políticas públicas, lei específica, fundamentada justamente para que possa ser aprimorada, continuada e não paralisada, como ocorreu com esse projeto”, concluiu.

Painel com estrutura do Cemitério fez parte do projeto de informatização
Vereador registrou momento em que servidor ‘passava a limpo’ dados de antigo livro de registro, sendo que tudo isso já consta em sistema, porém não está sendo utilizado no Cemitério

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br