Nossos Professores: Homenagem à Marilene Giacon Pereira
Texto: Natália Tiezzi
Décadas de entrega ao Magistério. Competente, dedicada, um sorriso que contagiava a todos. Exigente, disciplinada e de uma delicadeza e elegância marcantes.
Essas são apenas algumas características da professora Marilene Giacon Pereira, que marcou gerações em sala de aula com seu jeito doce de ensinar. Na década de 90, ela ministrou aulas na E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” e foi responsável pela alfabetização de centenas de alunos.
“Dona” Marilene marcou nossa geração. A forma educada e gentil de tratar os alunos chamava a atenção, bem como sua forma elegante de se portar em sala de aula, de se vestir – quantas e quantas alunas devem ter olhada para ela e pensado: “quero ser uma mulher assim”.
A dedicação de Marilene também foi além das unidades escolares onde exerceu, com exímio talento, o Magistério: é mãe, esposa, avó e tem uma família que muito se orgulha desta grande mulher. Além disso, a professora também é muito querida pelos amigos e colegas do Magistério Municipal: prova disso são as reuniões e festivas na ARPA – Associação Rio-Pardense dos Professores Aposentados, a qual ela também faz parte há anos.
E, vez por outra, quando encontra seus ex-alunos pelas ruas faz questão de cumprimentá-los, tais quais como eu, que tive a honra e privilégio de ser aluna de dona Marilene na 4ª série do Ensino Fundamental.
Mesmo após alguns anos, a educação, gentileza e elegância da querida professora prevalecem: mais do que características, são dons de dona Marilene, que naqueles pequenos cadernos, os inesquecíveis “brochurinhas” tanto nos ensinou, tanto nos fez sonhar e acreditar na Educação.
Obrigada, dona Marilene, por tudo e por tanto que fez por mim, em nome de milhares de alunos que tiveram o prazer de conhecê-la, dentro e fora das salas de aula. Deus a abençoe sempre com muita saúde e alegrias!