Lançamento de Livro e de Busto de Rondinelli contou com presenças de Zico e Leandro Ferreira
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Leandro Manetta/Minha São José

Uma noite memorável, não apenas ao Flamengo, mas ao futebol rio-pardense e brasileiro. Na terça-feira, 07/10, foi promovido o lançamento do livro “Rondinelli – O Deus da Raça do Futebol Brasileiro e também do Busto em homenagem ao jogador rio-pardense, Antônio José Rondinelli Tobias, um dos maiores ídolos da ‘nação rubro-negra’.
O evento teve lugar no Trentin Chopp Bar e contou com duas presenças ilustres, dos ex-jogadores e companheiros de Rondinelli nos campos, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, e Leandro Ferreira, que foram recepcionados por representantes da torcida Urubu Rei, de Campo dos Goytacazes/RJ e do Museu da Pelada, também da capital carioca, promotores do evento, além da equipe da Escolinha Rondinelli/Flamengo, coordenada pelo treinador Fábio Perri.
Além deles também participaram da marcante noite torcedores do Flamengo de São José do Rio Pardo, familiares de Rondinelli, demais convidados e a imprensa, representada pelo Portal Fala São José, a EPTV e o site e jornal online Minha São José.
O livro, de autoria de Antônio Carlos Mininéa e Ricardo Sousa, traz um pouco da história de Rondinelli em quadrinhos – um resgate à tradição, mas, ao mesmo tempo, um convite à uma ‘nova roupagem’ ilustrada na obra, para todos os públicos. O livro destaca, ainda, prefácio de Zico e depoimentos como do ex-craque Rivelino.
O comunicador Eduardo Cunha conduziu o cerimonial e, já com os três mestres do futebol ao palco, convidou um dos autores do livro, Mininéa a contar um pouco sobre a obra. “É uma honra estar aqui hoje, neste momento tão especial para todos. Deus da Raça só existe um, o Rondinelli e eu gosto de retratar jogadores experientes, onde posso expressar minha paixão pelo futebol. Acompanhei a trajetória do Rondinelli e tive a honra de contar um pouco de sua história neste livro”, destacou.

Em seu discurso, Rondinelli agradeceu a honra de sua história ser retratada em mais uma publicação, bem como às presenças de Zico e Leandro, que, para o atleta de Rio Pardo, foram e são dois exemplos dentro e fora de campo. “A palavra hoje é apenas gratidão, gratidão e gratidão, sempre”, disse, emocionado.
Já Leandro recordou os 48 anos de amizade e convivência com ambos ex-jogadores e destacou que Rondinelli é e sempre será uma grande referência no futebol e também como pessoa, sendo um esportista que “vestia a camisa, entregava tudo em campo com determinação e, claro, raça”.
Zico também destacou a longa trajetória e amizade com Rondinelli e observou que o apelido “Deus da Raça” não foi apenas por um gol que Rondinelli fez, mas por ele honrar a camisa do Flamengo, pelo amor com que sempre entrou em campo e por algumas vezes que jogou até mesmo ferido, como em um episódio que cortou uma das mãos, enfaixou e voltou a campo. “Rondinelli ia à bola como um faminto a um prato de comida”, afirmou.
Após, os três descerram o Busto em homenagem a Rondinelli, em mais um momento de muita emoção. O Busto será instalado no Posto Rondinelli, aqui em Rio Pardo, sendo uma homenagem da torcida Urubu Rei ao ilustre rio-pardense.
Rondinelli e Zico também receberam diversas homenagens e participaram de uma animada ‘resenha’ junto ao público, onde ambos, junto a Leandro destacaram um pouco de suas visões sobre o futebol brasileiro e a seleção canarinho.
A noite foi selada com autógrafos de Rondinelli, bem como de Zico e Leandro, que também autografaram camisetas, bonés – recordações que ficarão para sempre no coração e nas memórias dos torcedores rubro-negros.
O site e jornal online Minha São José agradece a honra pelo convite e por estar presente à cobertura do evento, em nome do coordenador Fábio Perri, bem como pela organização impecável da cerimônia, desejando sucesso aos três ilustres (e sempre) atletas Rondinelli, Zico e Leandro.




