“Nascidos para Ler”: Rotary Club (Centro) completa nove anos de parceria junto à Santa Casa
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Rotary Club

Rotary Club e Santa Casa – uma parceria que rende muito além de trocas de experiências, mas incentiva as mamães, a família ao bom hábito da leitura, principalmente durante a gestação e também depois dela.
Em setembro, ambas instituições completaram nove anos sendo parceiras junto ao tradicional Curso de Gestantes, que é promovido há décadas pela Santa Casa, e que ganhou um importante aliado à informação e incentivo ao hábito de ler às futuras mamães.
De acordo com a rotariana Rosângela Gomes Pereira, o Rotary participa do Curso de Gestantes promovendo o Projeto Nascidos para Ler, uma iniciativa que iniciou em 2015, quando Juliana Torres Junqueira o trouxe da Itália ao Brasil, sendo o Rotary um difusor do mesmo. “Em 2019 inauguramos um espaço, junto à Brinquedoteca da Pediatria da Santa Casa, onde os pais pudessem se acomodar e fazer a leitura dos livros disponibilizados junto com os filhos. Nós, do Rotary, também frequentávamos este espaço e conversávamos com os pais sobre a importância da leitura em família”, explicou.
E, a partir da experiência na Pediatria, o Nascidos para Ler também ganhou espaço junto ao Curso de Gestantes, que é realizado mensalmente pela Santa Casa, sob a coordenação da Enfermagem da Maternidade e Assistente Social, que recebem a visita das rotarianas para um bate-papo sobre o prazer da leitura junto às gestantes.

“A ideia é que esse gostoso hábito da leitura já inicie antes mesmo de o bebê nascer, para que se sinta ainda mais acolhido com as leituras de suas mamães e também dos papais, e que esse gesto perdure após o nascimento e durante a infância”, ressaltou.
Além da parceria do Rotary e da Santa Casa por meio do Curso de Gestantes, há três anos o Nascidos para Ler adquire livros, que posteriormente são doados às crianças nascidas pelo Sistema Único de Saúde, sendo essa mais uma forma de incentivo ao prazer da leitura.
“Em nome do Rotary e do Nascidos para Ler estamos muito felizes com essa parceria junto com a Santa Casa, onde dezenas de gestantes participam do Curso e nós temos a chance de conversar um pouco com elas e com os pais acerca do bom hábito de ler que, sem dúvida, contribuirá para uma infância mais criativa e informativa às crianças”, concluiu Rosângela.
