DESTAQUEGERAISLEITURA

Fusca: Hoje, 20/01, é o dia nacional deste ícone automotivo

Ele já foi o primeiro carro de muita gente. Amado, idolatrado e hoje é tido como relíquia para muitos colecionadores ou simplesmente apaixonados pelo… Fusca.

Esse pequeno veículo chegou ao Brasil em 1950, com as primeiras unidades importadas e montadas em sistema CKD, mas sua produção nacional, com peças majoritariamente brasileiras, começou oficialmente em 3 de janeiro de 1959, em São Bernardo do Campo, impulsionada pelo governo JK e se tornando um ícone automotivo brasileiro. 

Seu modelo em formato de besouro conquistou gerações de brasileiros principalmente pela durabilidade, simplicidade mecânica e preço acessível

Mesmo após décadas, o Fusca continua conquistando fãs, seja pelas características descritas acima ou por tudo que representou e ainda representa no cotidiano de muitas famílias.

Ícone que desperta paixão em muitos colecionadores e admiração por quem já teve um deles. (Foto: Renato Bellote)

Quem aí não tem uma história curiosa, divertida que passou junto a ele? A busca da primeira namorada em casa, o deslocamento ao primeiro emprego ou ao Serviço Militar, o amontoar das crianças naquele pequeno espaço, por muitos chamados de ‘coxim’, a primeira colisão… Enfim, momentos em que o Fusca esteve presente, marcando inúmeras vidas, de todas as idades.

Quem tem um deles não se desfaz e os que vendem geralmente lucram, pois o valor comercial aumentou bastante nos últimos anos. Talvez seja pela memória afetiva que carrega e desperta, pelo cuidado que colecionadores dispensam ou pela vontade de simplesmente conduzir um deles.

O último Fusca fabricado no Brasil foi um modelo especial da Série Ouro, lançado em 1996, com 1.500 unidades produzidas para marcar a despedida definitiva do modelo, que saiu de linha por não atender às novas legislações de emissão, como a obrigatoriedade de injeção eletrônica.

Embora o ‘Fusca Itamar’ (1993-1996) tenha sido a versão mais conhecida do retorno, a Série Ouro foi a edição final, sendo um dos últimos exemplares da linha de montagem o Fusca cabriolé branco geada de 10 de julho de 1996, transformado pela Sulam e pertencente à Volkswagen. 

Seja por vontade, necessidade, prazer ou amor mesmo, o Fusca foi, é e continuará sendo um dos carros mais queridos e lembrados no Brasil, cujo seu pequeno espaço sempre guardará momentos muito especiais.

E Viva o Fusca!

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br