Dr. Rafael Souza destacou trabalho à frente da Saúde: Próximo secretário (a) ainda não foi definido
Texto: Natália Tiezzi. Informações Rádio Difusora FM 103,7
O médico otorrinolaringologista Dr. Rafael Felici de Souza, secretário municipal de Saúde, que ocupa a função interinamente desde o desligamento da ex-secretária Érica Penha, destacou um pouco do trabalho que vem promovendo junto à Pasta e afirmou que ainda não há nome definido sobre quem será o próximo ou a próxima secretária.
As informações foram transmitidas ao vivo durante entrevista do secretário interino ao radialista Paulo Sérgio Rodrigues, no programa Jornal do Meio Dia, da Rádio Difusora FM 103,7, na terça-feira, 19/08.
Dr. Rafael iniciou observando que quando surgiu o convite para assumir interinamente a Secretaria ele já atuava como Assessor Técnico, auxiliando as demandas junto à ex-secretária. “Meu nome foi cogitado justamente para que não houvesse grandes mudanças de imediato e que o trabalho de Érica fosse continuado, assim como está ocorrendo.
Questionado se assumirá definitivamente a Pasta, Dr. Rafael disse que continuará interino, sem prazo determinado, até que um novo nome seja definido e assuma a função. “Ainda não foi definido este nome, pois o objetivo é dar continuidade ao bom e dinâmico trabalho realizado pela Érica, que respeito muito, portanto, continuarei respondendo como interino nesta que é uma das maiores secretarias em estrutura e colaboradores do município, com mais de 400 funcionários e uma média de 15.000 atendimentos mensais”, afirmou.
Sobre a possível indicação do pai, Dr. Carlos Alberto de Souza como secretário, Dr. Rafael disse que não ocorreu o convite e que, provavelmente, ele não aceitaria. “Mesmo de fora, ele sempre me aconselha com relação a algumas situações da Pasta, enfim, mas não soube deste convite, ele também não comentou nada e acredito, sinceramente, que declinaria”.

TRANSPORTE, CIRURGIAS, VACINAS E OBRAS
Ao longo da entrevista, ele respondeu a questionamentos acerca do transporte público da Saúde, setor que ainda recebe muitas reclamações de munícipes mas que, segundo ele, está funcionando dentro das regras estabelecidas, principalmente relativas à integralidade dos pacientes SUS.
Dr. Rafael também mencionou verbas empenhadas para suprir algumas demandas como para aparelhos auditivos, cirurgias urológicas, sendo em convênio junto à Santa Casa, e histeroscopia, cuja pretensão é zerar estas filas.
Sobre as cirurgias de catarata e realização de ultrassom, ele observou que estão correndo bem, entretanto há dificuldades para cardiologia e realização de colonoscopia, cuja Secretaria está em tentativas de ampliação junto aos especialistas para atendimento SUS.
Por falar em atendimentos, Dr. Rafael fez um pedido especial e urgente: “Temos um registro de faltas às consultas pelos usuários de 30 a 40% em todas as áreas médicas. Isso não pode ocorrer. Quando o paciente não puder comparecer ele precisa avisar com antecedência para que possamos agendar à outra pessoa. Inclusive, para otimizar isso, vamos promover um trabalho mais efetivo de confirmação de agenda junto aos pacientes”.
Em meio a algumas dicas preciosas dicas acerca dos cuidados da saúde respiratória neste período de tempo seco, ventos mais fortes e queimadas, onde as principais orientações foram a hidratação e umidificação de ambientes, quando possível, Dr. Rafael também comentou sobre o percentual de adesão às vacinas no município.
“Estamos com uma cobertura vacinal satisfatória relativa ao calendário oficial e isso se deve muito ao trabalho essencial que a Vigilância promove junto às escolas, com os alunos, junto às gestantes, enfim, o que vem contribuindo a esses bons índices”.
O último questionamento ao secretário interino foi com relação ao andamento das obras na futura UBS do Cassucci. “Ainda estou me inteirando das obras e vou ficar devendo essa resposta, mas vou me inteirar e prometo que volto aqui para falar sobre isso”, concluiu.