CIDADEDESTAQUEPROFISSÕES

Dia do Professor: Homenagem à Renata Pedrosa – Essência e Resiliência na Educação

http://www.minhasaojose.com.br
A professora já lecionou em diversas escolas e no momento atua como Gestora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino

Texto: Natália Tiezzi

Aos internautas que acompanham o www.minhasaojose.com.br, cabe uma pergunta: algum professor ou professora marcaram suas vidas? Neste 15 de outubro, data simbólica para se comemorar uma profissão que deveria ser enaltecida e reconhecida diariamente, façamos um exercício de memória para recordarmos momentos marcantes de nossa vida escolar e humildemente agradecer àqueles que nos ensinaram além da gramática: auxiliaram em nosso desenvolvimento à cidadania.

Ser professor no Brasil ainda é desafiador. Às vezes nem é pelo salário, que deveria ser um pouco mais valorizado, mas tantas outras pela falta de estrutura ao lecionar, pela inexistência de oportunidades para aprimoramento profissional, pela (pasmem) falta de material em sala de aula – sim, isso ainda ocorre, infelizmente, em algumas áreas mais isoladas deste imenso país, que ainda possui boa parte da população analfabeta.

Mas, como hoje é dia de comemorar, ao menos as mínimas conquistas da classe nestes últimos anos (se é que, de fato, ocorreram), o site destaca uma professora que realmente tem o dom à Educação e faz do ensino uma arte à vida, marcando positivamente os centenas de alunos que já tiveram o privilégio de participarem de suas aulas: Renata de Cássia da Silva Pedrosa.

Ela faz parte da ‘nova’ geração de mestres da cidade e tem vasta experiência na área, que se tornou um sacerdócio em sua vida profissional e pessoal.

Renata já lecionou em diversas escolas municipais e particulares, inclusive desempenhando a função de coordenadora no Colégio Unigrau e na saudosa Casa de Cultura e Cidadania – um espaço que sempre teve um carinho especial e que era dedicado à oportunidade de atividades ligadas para as Artes às crianças e aos jovens.

O jeito carinhoso e doce em lidar com as crianças fazem de Renata uma das professoras mais queridas da Rede

Na Rede Municipal de Ensino, a última escola em que Renata lecionou foi a EMEB Vinicio Spessotto, na Vila Pereira, sendo que atualmente atua no cargo de Gestora Pedagógica.

A professora também é conciliadora nata, desempenhando importante papel não apenas dentro da sala de aula, mas mediando conflitos, interagindo e buscando soluções à comunidade escolar, já que acredita que a Educação só funciona se ocorrer essa parceria entre a escola e a família.

Para quem conhece e convive, descreve Renata como uma ‘prodígio’ da Educação. Sempre disposta ao trabalho, criativa, companheira, aquela colega que abraça quando é preciso, mas que também corrige quando se faz necessário.

Os alunos, principalmente os ‘ex’, lembram dela com muito carinho e respeito, sentimentos conquistados por Renata em vários anos de Magistério, que lhe renderam experiência e também a resiliência necessárias ao cotidiano, muitas vezes árduo e frenético.

E ela vibra o educar de forma muito peculiar, pois acredita em reais mudanças que só a Educação proporciona ao ser humano, por isso um de seus lemas é sempre o ‘vai dar certo’ – e dá! Com competência, dedicação, e principalmente amor às ações, das pequenas às mais complexas, Renata se firma e afirma neste mundo maravilhoso do ensinar, educar, dividir, somar, multiplicar o conhecimento e também aprender, pois o bom professor não apenas ensina, mas aprende diariamente!

Parabéns, Renata, em nome de todos os mestres, por tudo de bom que dedica e compartilha à Educação rio-pardense!

Neste registro, a professora com mais algumas colegas e amigas de trabalho
Renata com a professora Ana Lúcia e o padre Rogério no Colégio Unigrau
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br