Dengue: Município tem 14 casos confirmados e Saúde intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti
Texto: Natália Tiezzi
A Dengue preocupa e já ‘bate à porta’ dos rio-pardenses, sem pedir licença para entrar. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até dia 23 de janeiro, o município contabilizou 14 casos confirmados e autóctones da doença, ou seja, contraídos na cidade.
Além disso, os dados da V.E. ainda trazem 31 notificações, com 10 casos descartados e sete em andamento. Felizmente, até o momento, nenhuma pessoa está hospitalizada ou veio a óbito por Dengue.
Entretanto, para tentar evitar uma epidemia, assim como outros municípios estaduais já enfrentam, e que Rio Pardo enfrentou em 2024, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Executivo, na sexta-feira (24), o Centro de Controle de Zoonoses promoveu uma Nebulização Costal em trechos e residências do bairro Vila Brasil.
Além da nebulização, outras medidas estão programadas para as próximas semanas, incluindo a retomada da Operação Cata-Treco, que será iniciada em fevereiro, com o objetivo de eliminar materiais que possam acumular água parada.
Na próxima quarta-feira (29), trechos do bairro Buenos Aires também receberão a nebulização costal, priorizando os locais com maior incidência de focos do mosquito.
Além destas ações, os agentes de endemias continuam fazendo o trabalho ‘casa a casa’, que são visitas para vistoriar quintais, auxiliar na eliminação de possíveis criadouros e orientar a população sobre a doença.
A junção de altas temperaturas e chuvas são as condições ideais para a proliferação do mosquito. É por isso que as ações sempre giram em torno da eliminação de todo recipiente que possa acumular água e servir de criadouro das larvas, pois a Saúde municipal já prevê picos da doença entre o final do mês de fevereiro até o final do mês de março.
Ainda, para tentar conscientizar a população e combater, com mais ênfase, a doença, os vereadores votaram e aprovaram Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, que prevê aplicação de multas para munícipes que mesmo após orientações e vistoria por parte dos agentes de endemias, continuem a manter focos do mosquito em suas residências, já que esse é um problema de saúde pública e que coloca toda a população em risco.
Um dos Artigos do PL aprovado também inclui a utilização de drones no auxílio ao combate e eliminação de focos da Dengue em imóveis, e a criação de canais de comunicação (telefônicos, virtuais ou presenciais) para que a população possa registrar denúncia de imóveis com potencial de criadouros do mosquito.
São notórios, principalmente nas últimas semanas, os esforços da Prefeitura e suas equipes da Saúde para o combate à Dengue, que contou com o apoio do Legislativo Municipal na aprovação do PL. Todavia nenhuma ação ou empenho do Poder Público serão suficientes se a população não colaborar eliminando possíveis criadouros do mosquito.
Dispor de alguns minutos por dia para observar seu quintal, eliminar recipientes que possam acumular água, limpar calhas e tampar caixas d’água podem salvar a sua vida e de seus familiares, já que desde o ano passado a Dengue vem causando um número maior de internações e óbitos, inclusive em São José do Rio Pardo.
Portanto, prevenir ainda é melhor que remediar. Elimine criadouros. Onde não há proliferação do mosquito, não há Dengue.
