CIDADECULTURADESTAQUE

Ator e diretor: Rio-Pardense Eduardo Pedro brilha nos palcos em Ribeirão Preto

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Eduardo Pedro durante uma de suas muitas apresentações pelos palcos de Ribeirão Preto

Cantar, dançar, interpretar. Fazer dos palcos um estilo de vida e das ‘coxias’ a própria vida. Tudo isso faz parte do dia-a-dia de um rio-pardense, que vem obtendo muitos aplausos e destaque em apresentações artísticas em sua segunda cidade natal, Ribeirão Preto.

Carlos Eduardo da Silva Pedro, ou apenas ‘Eduardo Pedro’, nome artístico que adotou é filho do querido e conhecido professor Ricardo Aparecido Pedro, que também rege a Banda Marcial da E.E. Dr. Cândido Rodrigues, sendo que a arte sempre esteve presente em sua vida.

Ele mudou-se para Ribeirão em 2011 para cursar Comunicação Social e é graduado em Publicidade & Propaganda. Mesmo trabalhando como Diretor de Criação de um portal de notícias, já que criar é uma de suas paixões, Eduardo não deixou de lado sua outra paixão: a arte, cuja formação em Comunicação muito o auxiliou e auxilia nos palcos.

“Paralelamente à minha formação acadêmica, também investi na formação artística. Fiz o curso de Artes Cênicas “Ribeirão em Cena”, que é praticamente uma pós graduação. O curso durou um ano e meio, com aulas de canto, interpretação, improvisação e dança entre segunda e quinta-feira, das 18h00 às 23h00, bem intensivas. E desde 2015 faço aulas regulares de Teatro, Dança e Canto. Estou nesta jornada por aproximadamente 10 anos. Hoje sou Ator, Cantor e Bailarino e estou sempre em espetáculos na cidade”, destacou.

A oportunidade para aprimorar as técnicas cênicas surgiu quando Eduardo passou a frequentar a “Ballet Vanessa Tremeschin”, Escola que participa há oito anos. Além de atuar, há três anos ele dirige alguns espetáculos, como o último, intitulado “Let It Go”, que também entrou em cena no Teatro Municipal de Ribeirão.

Durante o espetáculo “Let It Go”, que recebeu mais de 2.000 pessoas no Teatro Municipal de Ribeirão

“A apresentação ocorreu em dois dias, no mês de novembro, e mais de 1.000 pessoas assistiram a esse grandioso espetáculo, sendo a atividade final deste ano da Escola. Paralelamente à direção artística, eu também fui responsável pela direção cênica do espetáculo, ou seja, ministro aulas de teatro para as crianças da escola e organizei todas as cenas que foram apresentadas entre uma coreografia ou outra culminando, assim, nestas grandiosas apresentações”, explicou.

O Let It Go marcou muito a trajetória artística do ator, porém, Eduardo já participou de grandiosas obras da arte cênica, entre elas de Nelson Rodrigues, Óperas, o inesquecível “A Bela e a Fera”, protagonizou um musical intitulado “Kinky Boots”, entre outros.

Sobre a possibilidade de subir aos palcos aqui em Rio Pardo, o ator foi enfático. “Eu amaria subir aos palcos na minha terra, levar para São José um pouco da arte que eu desenvolvi aqui durante essa década. Mas, infelizmente, tudo é muito mais complexo quando se fala de Arte e Cultura e a cidade, acredito, que não tem um bom teatro para receber espetáculos. Me surpreende muito que uma cidade como São José ainda não tenha um bom teatro”, disse.

Já acerca das pretensões para o futuro, o ator destacou que são as melhores possíveis. “Gostaria de montar um espetáculo de teatro musical, participar e dirigir. Quem sabe! Sonhar nunca é demais!”.

Para finalizar, Eduardo sintetizou o que o palco significa à sua vida. “O palco representa a mim o real significado do que é ser humano. É ali que nós, artistas, colocamos para fora todo o potencial que temos. Essa relação que se constrói entre ator e plateia é algo único de ser vivido. No palco me sinto vivo, feliz e pleno em minha existência como ser humano”.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os trabalhos de Eduardo, pode acessar pelo link https://www.youtube.com/@eduhpedro

Nos registros abaixo, alguns trabalhos realizados pelo ator rio-pardense.

Eduardo junto ao time de professores do “Ballet Vanessa Tremeschin”
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br