CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Vereança: Rafael Kocian faz balanço de suas ações no 1º semestre na Câmara Municipal

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O site e jornal online Minha São José, em continuidade à proposta de espaço aberto aos vereadores para destacarem suas atuações junto ao Legislativo Municipal no 1º semestre, traz nesta semana entrevista com o edil Rafael Kocian, que está em sua terceira legislatura.

Ele destacou algumas conquistas alcançadas nestes seis primeiros meses de mandato, como resolutivas acerca do transporte público, projetos que, em seu ponto de vista, mereceram evidência, como o que culminou em tratativas junto ao Ministério da Educação para a instalação de um Instituto Federal na cidade.

Kocian trouxe, ainda, números relativos às indicações e aos requerimentos de sua autoria, muitos deles direcionados a órgãos estaduais e federais à captação de recursos ou iniciativas ao desenvolvimento do município.

Como um dos lemas de seu mandato, inclusive como presidente da Casa de Leis, o vereador ressaltou a importância do diálogo na construção de consensos junto às outras esferas de Poder e à população.

Kocian também relatou conquistas internas no Legislativo Municipal, como a implantação de aplicativo à agilizar a comunicação e o uso da Inteligência Artificial à celeridade dos trabalhos dos edis.

Por fim, ele observou que dois assuntos renderão debates no segundo semestre, os Projetos de Leis relativos ao Novo Estatuto dos Servidores Públicos e o Saneamento Básico.

O vereador Kocian destacou dois assuntos, Projetos de Leis, que deverão ser evidenciados neste 2º semestre na Câmara: Estatuto dos Servidores e Saneamento Básico (Foto: Câmara Municipal)

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra

Minha São José: Kocian, quais foram suas principais conquistas na vereança neste 1⁰ semestre e que contribuíram ao município?

Rafael Kocian: Acredito que o transporte público foi uma importante conquista, que estávamos pleiteando melhorias desde o primeiro mandato, em 2017, e finalmente, após aprovação do PL, de autoria do Executivo Municipal e o auxílio inerente da Câmara e da população, haverá o pagamento de subsídio, com redução dos valores das passagens, bilhete único à integração de viagens entre bairros, além de transporte gratuito às escolinhas de esportes, aos atiradores do Tiro de Guerra. Destaco, também, a busca por recursos ao município junto aos deputados Baleia Rossi e Jorge Caruso, que possibilitarão a ampliação de obras de infraestrutura e recapeamentos. Menciono, ainda, a instalação de radares entre trecho da popular “Usininha ao bairro Cassucci, que após muitas cobranças junto ao DER e Ministério Público finalmente os radares contribuirão à segurança no trânsito, inclusive na prevenção de acidentes.

Há algum projeto, de sua autoria, que mereça destaque?

Sim, o que elaboramos, junto ao Ministério da Educação, para possível instalação de um Instituto Federal na cidade, que contamos com o apoio do deputado Luis Fernando Teixeira e do Ministro Paulo Teixeira, da ex-vereadora Thais Nogueira e do prefeito Zanetti, entre outros nomes como Simone Tebet, do Ministro Camilo Santana, que também auxiliam na articulação deste sonho que realmente pode mudar os rumos do município sobre a Educação. Também destaco PL à monetização de conteúdos por parte do Poder Público, sendo a Câmara o primeiro órgão público a normatizar isso no Brasil – uma importante fonte de receitas também às secretarias municipais que tenham seus canais digitais regulamentados.

Quantos requerimentos e indicações de sua autoria foram elaborados?

Foram 338 requerimentos e 343 indicações elaborados, principalmente ao cumprimento do papel de fiscalização do vereador e às demandas da comunidade, que foram direcionadas à Prefeitura. Muitas dessas proposituras também tiveram como destino órgãos estaduais e federais às oportunidades para captação de recursos ou iniciativas ao desenvolvimento do município em diversas áreas, com bom fluxo junto ao prefeito a esses pleitos.

Qual é a sua avaliação sobre o mandato, inclusive à frente da Presidência da Casa de Leis?

Destaco o diálogo, que sempre foi base de minha atuação nas legislaturas e presidências como um caminho à construção de consensos, sempre com ponderação, ouvindo a população. Nunca acreditei e nem acredito no caminho da radicalização na Câmara. A partir do diálogo é possível, como realmente aconteceu, aprimorar projetos de leis junto aos vereadores, participar a população e os interessados em assuntos relevantes, inclusive aqueles que não concordam com algo exposto. Esse será sempre meu perfil de trabalho.

Para finalizar, há alguma projeção para sua presidência no 2º semestre?

Formalizamos a celebração do Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara de Poços de Caldas, viabilizando a adesão ao aplicativo educacional E-LEGIS PC, que permitirá que os cidadãos recebam notificações sobre notícias, pautas das sessões, conteúdos da Escola do Legislativo, como cursos, bem como junto aos vereadores, possibilitando maior proximidade entre os cidadãos e a Câmara. A utilização da IA também auxiliará os vereadores no acompanhamento de demandas, com extração de dados, facilitando também o trabalho do prefeito, secretários municipais. Destaco, ainda, dois Projetos que requererão ênfase nos trabalhos e amplos debates, tanto na Câmara, quanto no Executivo e também a participação popular, que serão o do Novo Estatuto dos Servidores e do Saneamento Básico. A ideia é promover diversas Audiências Públicas, como as que ocorreram à questão do Elevado, que tiveram grande adesão de munícipes, e que auxiliaram, como sempre auxiliam na elaboração dos PLs.

O Minha São José salienta que o espaço das mídias continua aberto aos vereadores que queiram dividir um pouco de seus trabalhos realizados no 1º semestre e suas projeções junto à Câmara Municipal nos próximos meses.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br