Semana do Idoso: Centenas participaram das atividades promovidas pelas ESFs

http://www.minhasaojose.com.br

Em comemoração do Dia do Idoso, 27 de setembro, as ESFs Jardim São José, Domingos de Syllos e Vale Redentor promoveram diversas atividades, que foram realizadas ao longo da última semana, reunindo centenas de pessoas com mais de 60 anos.

A programação teve início na segunda-feira, com a realização da Dança Circular no Asilo Lar de Jesus. Na quarta-feira, a atividade aconteceu no Asilo Padre Euclides Carneiro.

O encerramento das atividades aconteceu sexta-feira, com uma caminhada, que reuniu os idosos no pátio do Tartarugão. Antes, porém, eles fizeram um alongamento com o auxílio do fisioterapeuta Carlos, foram orientados quanto à alimentação saudável por meio da nutricionista Gabriela, bem como puderam aferir a pressão arterial, glicemia capilar, além de pesagem e medição do IMC, que foram promovidos pelos alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da UNIP Rio Pardo.

“A ideia para esse evento foi unir a prática de exercícios físicos e alimentação saudável no cotidiano do idoso, sendo dois hábitos que falamos tanto aqui nos atendimentos como prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida. Vale lembrar que o ideal é 150 minutos semanais de exercícios físicos”, afirmou a enfermeira Patrícia, da ESF Jardim São José.

A caminhada contou com o apoio e acompanhamento da Guarda Civil Municipal e do Transporte Municipal.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA AOS IDOSOS

* controla o peso corporal

* diminui dores articulares

* melhora a massa óssea

* aumenta a força muscular e a flexibilidade

* melhora o condicionamento cardiorrespiratorio

* melhora o equilibrio e prevenção de quedas

* sociabilização dos idosos em atividades em grupo

* melhora a autoconfiança e a autoestima

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br