São José do Rio Pardo quase teve outro nome: “Constantina”

http://www.minhasaojose.com.br

As irmãs Rosaura e Augusta Escobar, filhas de Francisco de Escobar, mineiro, respeitado rábula, figura de escola em nossa cidade, onde foi vereador, intendente (prefeito), grande amigo de Euclides da Cunha e revisor do livro “Os Sertões”, doaram à Casa Euclidiana, neste agosto de 2004, documentos redigidos pelo seu douto pai.

Um deles é um ofício enviado, como prefeito, ao Dr. Carlos Villalva, secretário do Estado de São Paulo. No cabeçalho, o timbre da República e a data: 14 de abril de 1891 (103 anos!).

Chico Escobar relata a Villalva que acabara de conhecer um decreto a ser assinado pelo Governador do Estado, elevando a Vila de São José do Rio Pardo à categoria de Cidade, com a denominação de “Constantina”, homenageando Benjamin Constant.

Mas, um abaixo assinado numeroso, anexado ao documento, retratava a recusa do povo ao novo nome. E Escobar comentava: “As massas são soberanas, conforme afirmam publicistas autorizados da escola democrática” (…)

Francisco Escobar mostrava-se favorável ao nome de Constantina, “tão sugestivo de virtudes cívicas e tão grato aos ouvidos dos republicanos que veneram a imaculada memória de Benjamin Constant, sábio como Comte, virtuoso como Catão e patriota como Washington”.

Um mês e meio depois desta carta, em 29 de maio de 1891, o Decreto 179 elevou a Vila de São José à categoria de “Cidade Live do Rio Pardo”, título que vigorou por apenas 8 dias, pois aos 6 de junho, o Decreto 207 fazia voltar o nome original: São José do Rio Pardo.

Relembro-lhes os nomes e apelidos que São José teve ou que tentaram impingir-lhe: São José dos Botocudos, São José dos Carrapatos, São José das Formigas, São José do Rio Pardo, Cidade Livre do Rio Pardo, Andradópolis, Graciúna, e, agora, tomamos conhecimento de mais um: Constantina.

Retirado do livro “Esvaziando o Baú”, de Rodolpho José Del Guerra, publicação de 2005.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br