Programa “Mais Saúde-Menos Fila” promoverá 1.522 procedimentos

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Na noite de segunda-feira, o prefeito Marcio Zanetti e a secretária municipal de Saúde, Andréa de Cássia Estevam Duarte participaram de um live para informar a população rio-pardense sobre o Programa “Mais Saúde-Menos Fila”, que já está sendo promovido pela Prefeitura em parceria com instituições de Saúde que mantém convênio com o SUS – Sistema Único de Saúde, entre elas a Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente e Conderg.

O objetivo do Programa, que muitos chamam de ‘mutirão’, é diminuir drasticamente as filas de procedimentos cirúrgicos eletivos, as chamadas cirurgias eletivas, que foram suspensas pelo governo por um período de dois anos por conta da pandemia de Covid-19, principalmente por conta dos riscos de contágio da doença.

Andréa explicou que cirurgias eletivas são aquelas que são encaminhadas pelos médicos e são programadas para serem realizadas em hospitais de referência. “Inclusive, antes dessa suspensão, já haviam longas filas para realização dessas cirurgias. Mas agora, com esse Programa, poderemos finalmente diminui-las, promovendo mais dignidade, humanização e, é claro, restabelecendo a saúde dessas pessoas que já estão esperando há tempos, sendo que alguns pacientes desde o ano de 2016”, afirmou a secretária.

Márcio Zanetti disse que serão realizados 1.522 procedimentos, entre eles cirurgias eletivas ginecológicas, ortopédicas, gástricas, urológicas e vasculares, além de oftalmológicas, que são as cirurgias de catarata.

“Para isso contamos com o apoio e a parceria da Santa Casa e aqui gostaria de enaltecer o bom diálogo que estamos mantendo com a atual provedoria e diretoria que, sem dúvida, é de grande valia à população rio-pardense que depende do SUS. Em parceria com a Santa Casa, Governo Estadual e Prefeitura serão realizados 199 procedimentos cirúrgicos, já pactuados”, informou o prefeito.

O prefeito Marcio Zanetti e a secretária municipal de Saúde, Andréa Estevam, explicaram como estão sendo realizadas as cirurgias eletivas para diminuírem as filas pelos procedimentos em diversas especialidades médicas

Ele destacou que também está em processo licitatório a contratação direta para realização de mais 175 procedimentos, entre eles ginecológicos, urológicos e gástricos, num investimento de cerca de R$ 615 mil pelo Executivo Municipal.

Já com o apoio e parceria do Conderg também serão realizados procedimentos cirúrgicos eletivos em ginecologia e ortopedia.

“Gostaria de compartilhar também que serão entregues 210 aparelhos auditivos aos rio-pardenses que tanto necessitam, além de órteses, próteses, palmilhas, que, sem dúvida, farão a diferença na qualidade de vida desses pacientes”

Sobre as cirurgias de catarata, o prefeito afirmou que dará continuidade ao projeto de também zerar a fila desse tipo de procedimento, o qual iniciou junto com sua gestão, em 2021. “Duzentos e quatorze rio-pardenses já passaram pelo procedimento cirúrgico entre o ano passado e o primeiro semestre deste ano. Outra boa notícia é que providenciamos a contratação de mais 800 primeiras consultas oftalmológicas, as quais também auxiliarão no diagnóstico e encaminhamentos às cirurgias. A previsão é de realizarmos um total de 400 cirurgias até o final deste ano”.

Tanto o prefeito, quanto a secretária de Saúde destacaram a satisfação em poder ‘fazer a fila das eletivas novamente andar’. “Ter fila não é normal. Normal é promovermos programas como este e realmente ofertar uma saúde de qualidade, humanização, empatia para melhorar a vida desses pacientes SUS que tanto necessitam. Nosso objetivo, e se Deus quiser atingiremos, é que em 2023 não tenha nenhum paciente esperando mais de 60 dias para realizar uma cirurgia eletiva”, afirmaram.

Para pessoas que estão com cirurgias eletivas marcadas ou que necessitarem de mais informações sobre o Programa Mais Saúde-Menos Fila, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde (3682-9903) ou com a UAC – Central de Regulação para Exames e Consultas (3682-9910) ou pessoalmente em ambos departamentos.

Por fim e tão importante quanto a realização das cirurgias eletivas que, inclusive, já iniciaram, Marcio e Andréa explicaram sobre a recomposição e ampliação da equipe de Saúde, que contará com mais cinco enfermeiros e dezesseis técnicos de Enfermagem. “A vinda dessas profissionais agregará à nossa equipe principalmente no tocante aos atendimentos, diminuição das filas e mais humanização nos atendimentos. Além de mais saúde é mais dignidade, respeito e atenção ao usuário SUS de Rio Pardo”, disseram.

Ambos finalizaram agradecendo e reconhecendo o trabalho realizado pelos profissionais que atuam na Saúde Municipal, entre eles médicos, equipe de Enfermagem, atendentes, que promovem um trabalho árduo e de muita competência e dedicação em cada setor. Eles destacaram que o trabalho de levantamento de dados, diagnósticos e das filas das cirurgias eletivas foi promovido na gestão do ex-secretário municipal de Saúde, Paulo Boldrin, a quem também agradeceram pelo apoio e parceria do profissional mesmo após sua saída da Pasta.

O conteúdo completo da live pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/marciozanettioficial/videos/1413479419118023

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br