Prédio que abrigaria a UPA será utilizado como Centro de Especialidades

http://www.minhasaojose.com.br
Espaço também abrigará parte administrativa da Secretaria da Saúde, Oncologia e Centro de Diagnóstico

Texto: Natália Tiezzi. Entrevista: Silvio José (Imprensa Prefeitura)

Após um longo período fechado, finalmente o prédio, que a princípio abrigaria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jardim Luciana, será utilizado como Centro de Especialidades pela Secretaria Municipal de Saúde. Em entrevista à Assessoria de Imprensa do Executivo, a secretária Juliana Flausino explicou os motivos que fizeram com que o espaço não seja mais uma UPA, bem como demais áreas que o prédio abrigará, incluindo o Centro de Diagnóstico e a Oncologia.

“Após analisarmos a situação do município, concluímos que São José já dispõe de um Pronto Socorro adequado, que, inclusive, passou por amplas reformas, fica próximo à Santa Casa e que uma UPA oneraria os custos à Saúde Municipal e seria pouco proveitoso. Após o próprio projeto ter sido readequado, optamos por utilizar aquele espaço como Centro de Especialidades, as quais atualmente são realizadas atualmente no PPA Central, entre elas as áreas de Gastroenterologia, Reumatologia, Dermatologia, Endocrinologia, Urologia e Cirurgia Geral, além do Centro de Diagnósticos e a Oncologia”, explicou Juliana

A mudança seria benéfica não apenas aos pacientes, mas também para a economia dos cofres públicos, já que a Prefeitura aluga um espaço na Santa Casa para a Oncologia. “Vamos economizar um aluguel mensal de R$ 3.200,00 e, além disso, desocupar um espaço que o hospital já tem planos para utiliza-lo”, observou a secretária da Saúde.

Além disso, ‘o prédio da UPA’ como ficou conhecido também abrigará a parte administrativa da Secretaria da Saúde e o Serviço de Atendimento Domiciliar. “Alguns espaços estão sendo adequados para isso, mas o prédio é amplo e abrigará tudo com muito conforto para os pacientes e equipes”, garantiu Juliana.

Para que o prédio esteja pronto para receber o Centro de Especialidades, ela explicou que a Secretaria de Saúde aguarda o alvará de funcionamento, que é expedido pela Vigilância Sanitária, e também a liberação do espaço pelo Ministério da Saúde. “Ainda não consigo precisar uma data para que os trabalhos sejam iniciados no local, mas os trâmites no Ministério da Saúde estão adiantados. Na verdade, já com a liberação do alvará pela V.S. já podemos transferir alguns destes serviços para lá”, destacou.

Juliana disse ainda que toda a parte elétrica do prédio foi refeita, já que fios foram furtados e que agora o espaço está sendo informatizado. “O prédio também já possui alarme e monitoramento. Esperamos que essas mudanças para este novo espaço sejam benéficas à população e aos próprios funcionários, otimizando os serviços, sempre com qualidade e respeito aos pacientes”.

PPA CENTRAL SERÁ UNIDADE DE ESF

Com as mudanças de serviços para o prédio da antiga UPA, Juliana afirmou ainda que a Saúde Municipal expandirá o atendimento, sendo que a idéia é transformar o PPA Central em uma Unidade de ESF, uma vez que já conta com uma equipe de atenção primária no local.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br