Nelsinho Alves: 30 anos decorando… sonhos!

http://www.minhasaojose.com.br

Criatividade e bom gosto foram herdadas pelo filho, Neto, que também assumiu a empresa de decoração

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Tudo começou quando o jovem Nelson Alves Filho resolveu se casar com a querida Preta Santos lá no final da década de 1980… Ele, até então um professor muito criativo, queria fazer uma decoração para seu casamento. “Certo dia vi uma senhora fazendo pequenos arranjos para uma cerimônia e aquilo me acendeu uma luz. Pensei: ‘mas isso eu também sei fazer (porém, nunca havia trabalhado com arranjos de flores na minha vida). E com a cara e a coragem fiz toda a decoração do meu próprio casamento”, contou Nelsinho.

Os convidados gostaram tanto da proposta dele para a cerimônia que muita gente começou a procura-lo para fazer a decoração de outros casamentos. “O primeiro que fiz foi da querida Marlene Calsoni. Nesta época, o Francisco Braghetta tinha um jornal impresso aqui, uma mídia voltada ao social e fez uma matéria comigo sobre esse lance de decoração. Foi um divisor de águas, pois fiquei ainda mais conhecido… E o que era hobby acabou se tornando profissão”, destacou.

A demanda pelos arranjos de Nelsinho aumentava consideravelmente e, pouco tempo depois, ele inaugurou uma floricultura na região central. “Me desdobrava para cuidar das decorações dos casamentos e dos arranjos, buquês e demais trabalhos na floricultura. Porém, desde que me arrisquei neste novo negócio pude contar com o apoio, a inteligência e a competência da Preta. Esposa, parceira e companheira para me acompanhar nos meus projetos malucos (risos)”.

Riqueza em detalhes sempre foi uma das características da Nelson Alves Decorações

AS BODAS DE OURO INESQUECÍVEL

Entre as muitas festas que realizou no início da carreira como decorador, Nelsinho disse que uma delas o marcou muito, uma Bodas de Ouro de um casal de família tradicional rio-pardense. “A filha, que se tornou minha grande amiga, me mostrou uma fotografia de uma grande decoração para festas e me perguntou se eu fazia igual. Disse que poderia fazer, mas não tinha alguns materiais, que ela prontamente providenciou. A festa foi um sucesso… Daquele momento em diante passei a fazer festas um pouco maiores, pois conheci pessoas que até então nunca tinha tido contato e que me deram muitas oportunidades profissionais”, afirmou.

A alta demanda por trabalho, inclusive na região, fez com que Nelsinho optasse pelo encerramento das atividades na floricultura. “Ambos trabalhos ficaram difíceis de conciliar e ou eu fazia as duas coisas bem feitas ou não fazia nenhuma”.

Apesar da criatividade e bom gosto natos, Nelsinho aprimorou seus conhecimentos até mesmo nos Estados Unidos. “Isso aconteceu faz mais de 20 anos, mas até hoje guardo aquelas lições, que são inspirações para uma vida inteira de trabalho”.

EXPERIÊNCIA ALIADA À TECNOLOGIA: TAL PAI, TAL FILHO

E eis que após anos conquistando o mercado por meio de sua competência, dedicação e, principalmente, amor pela decoração, uma grata surpresa: Nelsinho teria a companhia e auxílio de seu filho, Nelson Alves Neto, na empresa da família. “Após um período de estudos, certo dia o Neto chegou até mim e disse que queria seguir essa área junto comigo. O que me veio à cabeça de imediato foi: será que posso confiar nele para um trabalho tão sério, minucioso e que exige disposição e tempo, pois enquanto a maioria está se divertindo aos finais de semana estamos aqui trabalhando duro”, ressaltou Nelsinho.

Festas cenográficas: ambientes totalmente transformados conforme a temática do evento

Mas, Neto herdou o talento do pai no quesito criatividade, porém, aliado à tecnologia e uma vontade incrível de trabalhar, se dedicar à nova profissão. “Neto agregou conhecimentos à empresa, principalmente na questão tecnológica, uma vez que a área da decoração mudou muito em quase 3 décadas. Hoje decoração vai muito além de um arranjo de flores bonito à mesa, ela requer que o ambiente se transforme para aquele evento, do mais simples ao mais sofisticado. E foi isso que o Neto trouxe para a Nelson Alves Decorações”, disse o empresário.

Por falar em transformação, a empresa também se reformulou e ainda está se reformulando para se enquadrar neste novo perfil de trabalho e as adequações foram propostas pelo próprio Neto. “Passamos a atender a um nicho do mercado composto por eventos de grande porte e tivemos que nos adequar a ele. Investimos na aquisição de um caminhão, construção de dois barracões, além de mais um que já tínhamos aqui em casa para acomodar nossas estruturas e também estamos investindo cada vez mais no mobiliário, tudo para poder oferecer cada vez mais qualidade, aliada à personalização com riqueza de detalhes, uma das principais características da nossa empresa”.

Apesar do comprometimento de Neto, inclusive encabeçando toda a parte cenográfica dos eventos que a empresa promove com brilhantismo, Nelsinho fez algumas ‘provas de fogo’ para testar não apenas o conhecimento, mas a paciência e, sobretudo, a organização do filho para a realização de uma festa de grandes proporções, “características de um bom cenógrafo e decorador”, conforme destacou.

“Meu pai foi convidado a ver um projeto para comemoração de 70 anos de um grande empresário da cidade – e muito exigente. Ele me levou para conhece-lo e o empresário me mostrou a planta da decoração da festa. Questionou-me se eu faria e eu disse que sim, mas que me faltaria alguns lustres para compo-lo. Creio que o empresário não botou muita fé na minha jovialidade. Tanto que me deu metade do pagamento e disse que o restante pagaria após ver a festa pronta. E lá fomos nós, meu pai e eu fazer a festa, a qual primeiramente o projeto seria executado por um renomado decorador da capital. Lembro que o aniversariante chegou ao local do evento, um sítio, logo pela manhã e foi embora no final da tarde. Ele acompanhou todo o processo de decoração. Graças a Deus deu tudo certo e ainda recebi elogios pelo meu trabalho, que depois desse ‘teste’ deslanchou de vez”, disse Neto.

Nelsinho salientou que o filho, além de um exímio profissional, também costuma acatar seus conselhos de pai e empresário. “Ele me escuta, obviamente que saem algumas discussões, mas o Neto sempre pondera. Acredito que por isso damos certo aqui na empresa: aliamos um pouco da minha experiência à jovialidade dele. Uma complementa a outra”.

DE GRANDES CASAMENTOS A BATIZADOS: NÃO HÁ TAMANHO PARA UM SONHO

Nelsinho e Neto falam com orgulho que fazem eventos para muitas gerações. A confiança de alguns clientes é tanta que apenas deixam o valor nas mãos de ambos e tudo fica a cargo deles resolverem. “Ao longo dos anos conquistamos muitas gerações de clientes. Pessoas que começaram a fazer festas com meu pai e hoje vem aqui com seus filhos e netos para continuarmos fazendo parte de seus momentos especiais”, lembrou Neto.

Festas temáticas: Glamour e personalização perfeitos

Trabalhar com decorações é realizar sonhos e não importa o tamanho do evento. “Não há tamanho para o sonho. Por isso atendemos a todos os clientes da mesma forma, com o mesmo cuidado, atenção e respeito e, na medida do possível, tentamos realizar esse sonho de forma personalizada. E para isso contamos com o auxílio primoroso da Preta, uma exímia cerimonialista, que está atenta a todos os detalhes dos eventos, não apenas com relação à decoração. E ela é detalhista: se ver um doce colocado errado na mesa, por exemplo, vai chamar minha atenção. O olhar final é sempre dela, aliás, o olhar sublime feminino”, observou Nelsinho.

Atualmente, a empresa cuida da decoração cenográfica de casamentos, festas de 15 anos, batizados, além de feiras agropecuárias e luxuosas festas temáticas, um dos diferenciais da Nelson Alves Decorações, sempre respeitando os desejos de seus clientes. “O objetivo será sempre realizar o sonho do cliente ou chegar ao mais próximo disso. E nosso trabalho é sempre personalizado, pois atendemos somente uma festa por semana. Preferimos muitas vezes abrir mão de alguns contratos, mas fazer bem feito, com qualidade e nos dedicando ao máximo para que aquela festa se torne inesquecível para o cliente e seus convidados”, disse Neto.

Para ajuda-los nesta verdadeira ‘fábrica de decorar sonhos’, eles contam com o auxílio de uma equipe comprometida formada por três colaboradores, além de freelancers aos finais de semana.

Para finalizar, Nelsinho e Neto falaram um pouco sobre o futuro. E vem muita novidade por aí. “Queremos sempre inovar e trazer decorações exclusivas. Nenhuma de nossas decorações é igual a outra. Tudo é personalizado e assim vamos continuar a fazer – nossos clientes merecem. Para o futuro gostaríamos de ter um espaço de eventos, que atendesse tanto nossos clientes para a empresa de decoração, quanto da empresa de paisagismo, projeto que também está sendo colocado em prática. Mas tudo com muito ‘pé no chão’, ‘tijolinho por tijolinho’. Um dia, com certeza, chegaremos lá”,finalizaram pai e filho.

Talento, dedicação e amor à profissão: Neto, Preta e Nelsinho com as mãos às finas obras que produzem a partir das flores
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br