Mobilização contra o câncer: Carreta de Barretos realizou exames de Papanicolau e PSA

http://www.minhasaojose.com.br

Palestras e orientações também marcaram o dia, promovidas no Projeto Renascer

Na sexta-feira, 25, equipes da saúde municipal foram mobilizadas para as atividades da Campanha Outubro Rosa, que contou com uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos realizando exames que possibilitam a detecção precoce do câncer: Papanicolau (câncer do colo do útero) e PSA (câncer de próstata).

A carreta foi instalada ao lado do Projeto Renascer, onde foi preparada uma recepção especial às pacientes, promovida pelo presidente do grupo de apoio, Luiz Muradi e demais membros do projeto, onde também ocorreram palestras de orientação sobre câncer de mama, câncer do colo do útero, câncer de próstata e câncer de pele, com a enfermeira Suelen Tesoni. Além de usuários dos serviços de saúde, as orientações tiveram como público alvo funcionários da Rede de Atenção Básica e estudantes das áreas de saúde da Fundação Educacional e UNIP.

Conforme vinha sendo divulgado há cerca de um mês, os atendimentos para exames se deram a partir de pré-cadastros nas unidades: ESF Jardim São José, ESF Domingos de Syllos, ESF Vale Redentor, ESF Cassucci, UBS Buenos Aires, Saúde da Mulher e PPA Central.

Foram disponibilizados 50 exames de papanicolau para mulheres com idades de 25 a 64 anos e 40 exames de PSA para homens na faixa etária de 50 a 69 anos. Além disso, para rastreamento do câncer de mama as mulheres previamente agendadas nas unidades de saúde foram direcionadas à Saúde da Mulher para consultas e exame de mamografia.

A secretária municipal de saúde, Márcia Biegas, destacou a importante participação da equipe do Hospital do Câncer no evento. “Isso fortalece o grande trabalho que já é realizado pelas nossas unidades de saúde e nossas equipes da atenção básica, nas ações de orientação e prevenção aos vários tipos de câncer. Mesmo com toda divulgação realizada, houve até uma procura abaixo do esperado, o que reflete esta busca bastante ativa que é desenvolvida pela nossa rede municipal de saúde”, comentou.

Durante as atividades, um dos equipamentos da carreta chegou a apresentar problemas e as amostras para exames foram encaminhadas ao Laboratório Municipal, que deu apoio aos trabalhos.

A mobilização da Rede de Atenção Básica foi promovida pela enfermeira Patrícia Fernanda Ribeiro Bento, que participou de treinamento junto ao Hospital de Barretos, para atuar nas ações voltadas de atendimento e rastreamento do câncer.

O trabalho envolveu participação dos Agentes Comunitários de Saúde, das enfermeiras Leila Pereira, Adriele Rodrigues, Danusa Mena Peres, além da médica Thaís Ferreira de Pietro.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br