Exagerou no Carnaval? Nutricionista dá dicas para desintoxicar o organismo

http://www.minhasaojose.com.br

Quarta-feira de cinzas: o Carnaval acabou, mas o seu corpo ainda sente aquele resultado negativo dos quatro dias de folia, principalmente a famosa ressaca? Não se preocupe!

O www.minhasaojose.com.br traz algumas dicas para você se livrar das toxinas e terminar o resto da semana com o organismo renovado. Em entrevista ao site, o nutricionista Danilo Figo destacou alguns alimentos que contribuem para essa ‘limpeza’ interna.

“Especialmente hoje, no dia seguinte ao fim da folia, é necessário ingerir muita água, pois ela ajuda a repor os líquidos perdidos e a eliminar toxinas acumuladas. A água de coco também é bem vinda já que ela pode ajudar na hidratação e na reposição de eletrólitos”, disse o nutricionista.

Para quem gosta de chás, Danilo também informou que alguns deles contribuem para a desintoxicação. “Chás de erva-picão e erva doce são excelentes desintoxificantes, pois aceleram o processo de purificação das toxinas do álcool. O chá de hortelã e espinheira-santa pode ser ingerido depois das refeições, já que facilita o processo digestório, assim como a adição de gengibre em bebidas”.

Já a alimentação contra a ressaca deve ser leve e de fácil digestão. “Aposte nos suco de frutas, nas frutas, vegetais, legumes e cereais integrais”, indicou.

Já para manter a energia e aguentar firme o restante da semana, o nutricionista disse que é importante ingerir alimentos com fontes de carboidratos, proteínas magras como peixe e frango, além de evitar os alimentos gordurosos, frituras, molhos cremosos, empadões, queijos gordos, sorvetes e tortas.

“Importante ressaltar que é o fígado que metaboliza o álcool, assim como as fontes de gorduras, logo quanto menos trabalho você der para ao seu fígado mais fácil será o processo de eliminação do álcool e menos efeito você irá sentir da ressaca”, explicou Danilo.

As frutas e legumes são grandes aliadas para uma alimentação equilibrada após o Carnaval

E AS CRIANÇAS? COMO LIDAR COM AQUELAS VIROSES QUE PODEM OCORRER PÓS-CARNAVAL?

Por serem mais sensíveis muitas crianças contraem viroses após o Carnaval. O nutricionista também falou sobre como as mamães devem lidar com elas. “As mães das crianças que estão com virose têm que entender que o vírus tem um ciclo dentro do corpo e não existe como curar o vírus. Uma vez doente, a criança deve permanecer em repouso e ingerir muito liquido”.

Sobre a alimentação, Danilo ressaltou que “por mais que a criança não queira comer, tente convence-la a se alimentar, mesmo se for pouca quantidade de alimento, preferencialmente alimentos naturais”.

Assim como os adultos se preparam para o Carnaval, o nutricionista disse que isso também vale para as crianças. “O mais correto seria a criança se preparar um tempo antes das festas (pelo menos 1 mês) para deixar a imunidade alta. Para isso, indicaria os probióticos (bactérias benéficas ao organismo), alimentos prebióticos, frutas com vitamina C (vale destacar aqui a acerola), alimentos fontes de ômega 3 (chia, linhaça, peixes de águas profundas), alho, própolis, alimentos de cores amareladas e alaranjados, gengibre e alimentos fontes de zinco, como nozes e ovos. Essa alimentação também pode e deve fazer parte da rotina das crianças”, concluiu o nutricionista.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange