Empregos: Tecnologia, finanças e saúde são áreas de destaque no Mercado de Trabalho

http://www.minhasaojose.com.br
Gilvanete Paneto, docente da área de RH do Senac São João, diz que momento é ideal para investir em aperfeiçoamento técnico e pessoal

As relações de trabalho passaram e devem continuar passando por alterações significativas em razão da pandemia do novo coronavírus. Muitas empresas tiveram que reduzir o quadro de funcionários ou propor redução de salários para que pudessem continuar operando. Felizmente, com a volta gradual das operações, haverá também novas oportunidades para quem está buscando recolocação no mercado do trabalho.

Um levantamento da Catho, mostrou as profissões que apresentaram maior crescimento no número de abertura de vagas de trabalho durante a pandemia. A comparação foi feita entre os meses de março de 2019 e março de 2020 e revelou que os cargos relacionados às áreas da saúde, supermercadista, farmácia e logística foram os que mais apresentaram crescimento desde o início do isolamento social, tendo um aumento de 500% de abertura de vagas entre um período e o outro.

Gilvanete Paneto, docente da área de recursos humanos do Senac São João da Boa Vista ressalta que apesar de muitas vagas – principalmente as de rede de supermercados – não terem salários muito atraentes, são uma boa opção para trazer tranquilidade ao profissional. “Dessa forma o profissional consegue manter as contas pessoais em dia e paralelamente investe em capacitação até que consiga encontrar uma oportunidade na sua área”, sugere.

Com todas as transformações que estão por vir, a docente mostra que é importante desenvolver habilidades que serão valorizadas pelos recrutadores. “Em todas as áreas, os profissionais precisarão ter disposição para os desafios, visão de inovação, flexibilidade e adaptabilidade”.

Para quem está buscando se destacar e se tornar peça-chave para as empresas, a fim de garantir o emprego e alcançar novos patamares na carreira, Gilvanete aponta que além do conhecimento específico de cada área, o candidato deve investir em cursos voltados para tecnologia, gestão de tempo e idiomas. “É importante ter domínio das plataformas virtuais, produção e edição de vídeo, vendas on-line e do pacote office”, afirma a docente.

E para aqueles candidatos que conseguiram ser chamados para entrevista, Gilvanete alerta para estarem preparados para que essa dinâmica seja feita on-line. “Se arrume como se fosse para uma entrevista presencial, verifique sua conexão com a internet e o áudio do seu computador e, se possível, organize um local sem ruídos para não atrapalhar a conversa com o recrutador”, ensina.

Outra dica da docente é enfatizar para o entrevistador que você tem uma boa estrutura para trabalhar home office, pois muitas empresas, mesmo com o fim da pandemia, passarão a adotar esse sistema.

Por fim, ainda segundo Gilvanete, tenha atenção com as redes sociais pessoais, pois atualmente essa é uma das ferramentas que o recrutador utiliza para conhecer o perfil do candidato à vaga. “A partir do momento em que se procura uma nova colocação no mercado de trabalho, é preciso fazer uma revisão das postagens, para que algo não seja interpretado negativamente. Alguns vídeos são divertidos, no entanto, podem ser também ofensivos ou despertarem alguma discriminação. Aproveite este espaço para mostrar suas habilidades, como cozinhar, tocar algum instrumento, ações de sustentabilidade ou trabalho voluntário. Vale também postar algo sobre o ramo da empresa que você esteja almejando trabalhar, mostrando assim conhecimento sobre o assunto; crie um texto com visão analítica construtiva”, aponta.  

Serviço: Senac São João da Boa Vista
Endereço: Rua São João, 204 – Centro – São João da Boa Vista/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saojoaodaboavista

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br